Prefeitura de Porto Alegre contrata testes de coronavírus com resultados em até 12 horas
Foto: Anselmo Cunha/PMPA

Prefeitura de Porto Alegre contrata testes de coronavírus com resultados em até 12 horas

Novo exame será realizado em escolas, instituições de longa permanência de idosos e para eventuais investigações de surtos

Compartilhe esta notícia

A prefeitura passa a oferecer, a partir desta segunda-feira, 30, testes do tipo RT-Lamp, que permitem identificar a presença de Covid-19 com resultados em até 12 horas. A utilização de tais exames ficará disponível àqueles que fizerem o teste em ambiente escolar, a instituições de longa permanência de idosos (ILPIs) ou em eventuais investigações de surtos.

A capacidade operacional é de 200 testes por dia, a partir de contrato da Secretaria Municipal de Saúde com a Santa Casa de Misericórdia. O novo teste será realizado pelas equipes deslocadas às escolas ou ILPIs para a testagem dos contactantes de um caso confirmado do novo coronavírus. Na identificação de um caso confirmado, tais instituições devem procurar a secretaria para desencadear a testagem.

Conforme o coordenador de assistência laboratorial, Bruno Goulart, a ideia é garantir a mesma qualidade do RT-PCR e mais agilidade no tempo resposta. “Fizemos um piloto na última sexta-feira e obtivemos resultados em aproximadamente três horas”, informa. O RT-Lamp é um teste molecular que detecta a presença do novo coronavírus. Semelhante ao RT-PCR, via coleta nasal, tem menos etapas de processamento, gerando resultados mais rápidos. (PMPA)

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!