RS prepara logística para vacinação contra o coronavírus – Porto Alegre 24 horas
Foto: Reprodução

RS prepara logística para vacinação contra o coronavírus

O plano, elaborado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), prevê um fluxo que inicia no laboratório produtor até as salas de vacina em solo gaúcho

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

O Rio Grande do Sul já está preparando a logística para receber as primeiras doses da vacina contra a Covid-19, ainda que o calendário aponte meados de 2021 como período de chegada do imunizante.

O plano, elaborado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), prevê um fluxo que inicia no laboratório produtor até as salas de vacina em solo gaúcho. Inicialmente, a imunização será destinada a populações prioritárias definidas pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

A equipe do Programa Estadual de Imunizações, da Divisão de Epidemiologia do Cevs (Centro Estadual de Vigilância em Saúde), organiza a estrutura da rede de frio para a armazenagem e distribuição das doses. Os imunizantes serão entregues às Centrais de Frio em 18 zonas regionais de Saúde e em 308 câmaras de conservação de cidades que contam com até 100 mil habitantes.

Para controle da temperatura interna das câmaras frigoríficas, a instalação recebeu sistema de hardware e software, que envia mensagem via celular e correio eletrônico em caso de variação da temperatura interna de acordo com limites programados, além de sistemas de alarmes sonoros que alertam para aumento de temperatura acima de 10°C.

Para a aquisição de 10 milhões de seringas que possivelmente serão utilizadas na aplicação da vacina contra a Covid-19 (seringa 3ml 25×6) já foi publicada a ata de processo de abertura. A SES tem 4.205.500 unidades em estoque. (O Sul)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade