Após pedido, Butantan libera totalidade de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde – Porto Alegre 24 horas

Após pedido, Butantan libera totalidade de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde

Órgão questionou número de vacinas que ficarão no Estado de São Paulo para fazer distribuição direta; Ministério da Saúde solicitou entrega emergencial de 6 milhões de doses da Coronavac
Foto: Silvio Ávila | AFP

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

O Instituto Butantan, que desenvolve a vacina CoronaVac, de tecnologia chinesa, contra a Covid-19 no Brasil, afirmou nesta sexta-feira, 15, que recebeu o ofício do Ministério da Saúde solicitando 6 milhões de doses do imunizante para distribuição nacional. Em documento assinado pelo pela diretoria da instituição, o órgão afirmou que fará o faturamento e a emissão de notas fiscais das doses, mas questionou a quantidade de vacinas que serão destinadas ao estado de São Paulo.

“Entregaremos a totalidade das doses requeridas; e solicitamos que V. Senhoria nos informe o quantitativo a ser destinado ao Estado de São Paulo para que o mesmo seja entregue diretamente ao CDL-SES-SP como de praxe para as demais vacinas produzidas pelo Instituto Butantan”, afirmou.

As doses da CoronaVac prontas no Brasil estão armazenadas no Estado de São Paulo, que também é o mantenedor do Instituto Butantan. Em nota, o órgão afirmou que é de praxe que parte das doses fiquem no estado mais populoso do Brasil, que também tem o maior número de casos e mortes da doença. “Isso acontece, por exemplo, com a vacina contra o vírus influenza, causador da gripe”, diz trecho de comunicado.

O ofício também afirma que a disponibilização das doses será feita assim que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) conceder a autorização para uso emergencial do imunizante no Brasil. Na tarde desta quarta, o governo de SP anunciou que já tem seis milhões de doses prontas. Dessas, 4,5 milhões estão rotuladas e teriam destino ao Governo Federal. (Jovem Pan)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade