Assinado acordo que ampliará serviços do Hospital Moinhos de Vento para usuários do IPE Saúde – Porto Alegre 24 horas

Assinado acordo que ampliará serviços do Hospital Moinhos de Vento para usuários do IPE Saúde

Parceria estabelecerá pacotes de atendimento nas áreas nas áreas de oncologia, gastroenterologia e pesquisa clínica
Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

O governo do Estado, por meio do IPE Saúde, firmou nesta terça-feira (23/3) um protocolo de cooperação institucional com a Associação Hospitalar Moinhos de Vento, que tem o objetivo de produzir, através de um grupo de trabalho formado por técnicos das duas instituições, diretrizes para atendimentos nas áreas de oncologia, gastroenterologia e pesquisa clínica.

A partir da adoção de procedimentos gerenciados (ou pacotes de atendimento, conforme termo usualmente empregado pelo setor da saúde), a ideia é que pacientes do IPE Saúde tenham acesso a serviços que vão de consultas médicas, passando por exames, quimioterapia, radioterapia, procedimentos ambulatoriais, cirurgias, transplantes e até internações no Hospital Moinhos de Vento.

“É um momento muito importante e positivo, porque é estratégico para o Estado, tanto por podermos contar com a excelência do atendimento do Moinhos de Vento, o que sem dúvida é fator de atração e retenção de talentos e empresas no Rio Grande do Sul, quanto por estarmos retomando essa relação, entre o Estado e o hospital, para oferecer serviços aos nossos servidores estaduais e para outros segurados gaúchos. Essa parceira, que está só começando, certamente fortalece ainda mais o IPE Saúde, se tornando uma alavanca da saúde como um todo para o nosso Estado”, salientou o governador Eduardo Leite.

O Hospital Moinhos de Vento é considerado o segundo melhor hospital do Brasil e único da Região Sul no ranking dos melhores hospitais da América Latina, divulgado em dezembro de 2020, e figura entre os cinco hospitais considerados de “excelência” no país pelo Ministério da Saúde.

A partir da conclusão dos trabalhos, espera-se que tanto o sistema IPE Saúde como o prestador possam contar com maior previsibilidade, assertividade no cumprimento do planejamento administrativo financeiro, otimização de controles e auditoria e, especialmente, uma garantia de melhor assistência e segurança aos pacientes.

O termo firmado também define que o hospital permitirá, em breve, a inclusão de pacientes do instituto em protocolos de pesquisa clínica, o que permite acesso, sem custos, a tratamentos de alta complexidade.

“Há anos os usuários do IPE Saúde reivindicam uma parceria com o Hospital Moinhos de Vento. Ter uma das melhores instituições de saúde da América Latina como prestadora de serviços é motivo de alegria. O ato que assinamos hoje é muito emblemático. Através deste trabalho que será desenvolvido, abriremos portas para novos horizontes em cuidado e assistência em saúde”, afirmou o diretor-presidente do IPE Saúde, Marcus Vinícius Vieira de Almeida.

O IPE Saúde conta com cerca de 1 milhão de usuários em todo o Rio Grande do Sul, nos 497 municípios gaúchos, e uma rede superior a 10 mil prestadores credenciados. Além de propiciar assistência aos servidores estaduais, o instituto tem contratos firmados com mais de 260 prefeituras e câmaras municipais e vem trabalhando para ampliar a prestação de serviços no Estado.

Participaram da assinatura do protocolo de intenções o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, o CEO do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, e o presidente do conselho de administração, Eduardo Bier.

Mais noticias do Porto Alegre 24 horas

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade