Siga o Porto Alegre 24 Horas no Google News Entre no grupo do Whatsapp

“Muito contente e sentindo um alívio”, assim descreveu seu sentimento o senhor Antonio Cardoso dos Santos, morador do bairro Bom Jesus. Aos 77 anos, ele foi um dos porto-alegrenses imunizados no dia em que a capital gaúcha atingiu a marca de 200 mil vacinados. Até o início da tarde desta segunda-feira, 29, Porto Alegre já tinha vacinado mais de 201 mil pessoas com a primeira dose, e mais de 73 mil pessoas já estão com a imunização integral na segunda dose.

A vacinação do senhor Antonio foi acompanhada pelo prefeito Sebastião Melo e pelo secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, que fizeram visita à Unidade de Saúde Santa Marta, no Centro Histórico.

“Essa marca simboliza o esforço coletivo para salvar vidas. Toda a nossa gratidão e reconhecimento aos profissionais da saúde que hoje são responsáveis por este avanço” – Prefeito Sebastião Melo.

Porto Alegre tem 13,5% da população vacinada, sendo a Capital que mais vacinou entre as que mantêm vacinômetros com dados de transparência. Depois da capital gaúcha, as capitais que mais vacinaram foram Vitória (ES), Recife (PE), Salvador (BA) e João Pessoa (PB). Se considerado o número de pessoas que compõe a população-alvo da vacina em Porto Alegre, que é de 783.353, o percentual sobe para 25,6%.

Em levantamento que inclui países e capitais brasileiras, Porto Alegre apareceria na 43ª colocação, considerando o avanço da imunização. Ficaria atrás do Canadá, que tem percentual de 13,6% de doses por 100 habitantes. O Brasil aparece na 49ª posição, com taxa de 8,4% de doses por 100 habitantes.  Os dados têm como base o projeto Our World in Data, da Universidade de Oxford.

A partir desta terça-feira, 30, começa a vacinação para idosos acima de 68 anos; na quarta-feira, passa para a faixa de 67; e na quinta-feira, 66 anos de idade. (PMPA)