Porto Alegre tem teste gratuito de Covid para pessoas com sintomas; veja como participar
Foto: Cesar Lopes/PMPA

Porto Alegre tem teste gratuito de Covid para pessoas com sintomas; veja como participar

Exames RT-PCR podem ser feitos em universidade da Capital. Pacientes devem retirar voucher para poder realizar o teste, na UFCSPA, que fica na Região Central.

Compartilhe esta notícia

O drive-thru para coleta de exames RT-PCR na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) começa a operar nesta quinta-feira, 11, das 8h às 18h, no estacionamento da instituição (rua Sarmento Leite, 245, Centro Histórico).

“Teremos a capacidade de atender a três veículos simultaneamente e realizar até 150 coletas ao dia”, explica a enfermeira Alessandra Dartora da Silva, da faculdade de enfermagem da universidade. Poderão buscar atendimento para testes pessoas com sintomas respiratórios ou contactantes (sintomáticos ou assintomáticos) de casos positivos para Covid-19. O voucher para solicitação deve ser obtido em uma unidade de saúde, mas não é necessário apresentá-lo impresso, basta o código no celular.

“Com o projeto do drive-thru, a universidade espera somar esforços para enfrentar a pandemia na cidade, mobilizando nossos acadêmicos para facilitar o acesso, melhorar o atendimento da comunidade e aliviar a pressão sobre serviços onde os testes são realizados”, frisou Alessandra.

Nessa segunda-feira, 8, voluntários, sendo 35 profissionais de saúde e acadêmicos dos cursos de medicina, enfermagem e biomedicina da universidade, foram capacitados para atuar como coletadores de exames RT-PCR.

Na ação de segunda-feira, os acadêmicos e um professor do curso de enfermagem foram capacitados por profissional do Laboratório Bioanálises e receberam a primeira dose da vacina por técnicos da Vigilância em Saúde Municipal. Segundo as normas determinadas pelo Ministério da Saúde, coletadores de exames RT-PCR estão entre os grupos prioritários da campanha de vacinação contra a Covid-19.

O projeto é uma parceria da UFCSPA com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Assistência Laboratorial e Vigilância em Saúde. (PMPA)

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!