Foto: Cristine Rochol/PMPA

Vacinação a idosos de 69 anos começa nesta segunda e chega à faixa dos 66 na quinta-feira

Ampliação das faixas etárias é possível pela chegada de nova remessa dos imunizantes Coronavac

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

A partir desta segunda-feira, 29, idosos com 69 anos ou mais passam a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Porto Alegre, e a cada dia da semana será ampliado um ano da faixa etária, chegando a 66 na quinta-feira, 1º de abril. A ampliação é possível pela chegada de nova remessa de vacinas Coronavac/Instituto Butantan.

Nesta segunda-feira, 29, os idosos com 69 anos poderão se dirigir a um dos três drive-thrus, em operação nos hipermercados BIG Sertório e Barra Shopping Sul e na PUCRS, das 9h às 17h. Além disso, 39 unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h para vacinação (confira os endereços). Na terça-feira, a faixa passa a ser de 68 anos; na quarta-feira, 67; e na quinta-feira, 66 anos de idade.

No sábado, 27, a prefeitura vacinou 5.266 pessoas contra Covid-19 em três drive-thrus. O Big Sertório registrou o maior número de aplicações de vacina, com 2.109 doses, e novo recorde registrado. O número total de pessoas que receberam a primeira dose de vacina em Porto Alegre, de acordo com o vacinômetro, chega a 193.741, número que corresponde a 13% da população total da cidade, o que faz de Porto Alegre a capital melhor colocada no ranking das 23 capitais brasileiras que mantêm vacinômetros disponíveis para consulta.

Os registros do vacinômetro de Porto Alegre demonstram que, até a tarde de sábado, 91.881 idosos com mais de 71 anos receberam a primeira dose de vacina contra Covid-19. O número corresponde a 90,7% do público-alvo estimado para a faixa etária residente em Porto Alegre, de acordo com o Censo 2010 IBGE (usado pelo Ministério da Saúde (MS) como referência para estimativa de população a ser vacinada no país), superando a meta estabelecida pelo ministério, que é de imunizar 90% de cada grupo.

Profissionais de saúde – Nesta semana, prossegue a vacinação contra a Covid-19 de profissionais de saúde, liberais ou de estabelecimentos onde tenham atividade assistencial direta e presencial. Nesta segunda-feira, 29, poderão buscar as farmácias aqueles com mais de 40 anos, sempre das 9h às 17h; na terça-feira, os profissionais com 35 anos ou mais; na quarta, aqueles com 30 anos ou mais; e na quinta-feira, 1º de abril, a vacinação estará disponível para a faixa etária de 29 anos ou menos. Veja aqui as alterações de critérios. A imunização é realizada em 20 farmácias habilitadas para esse trabalho. (PMPA)