Siga o Porto Alegre 24 Horas no Google News Entre no grupo do Whatsapp

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) abriu inscrições para interessados em participar de nova pesquisa que avalia a eficácia de uma vacina desenvolvida pela Clover Biopharmaceuticals para prevenção de covid-19. Os voluntários devem ter mais de 18 anos, não podem ter sido infectados pelo coronavírus e precisam preencher o formulário disponível em http://bit.ly/vacinaestudo.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na última sexta-feira (16) ensaio clínico do imunizante patrocinado pela empresa Sichuan Clover Biopharmaceuticals, sediada na China. A vacina candidata terá duas doses com intervalo de 22 dias entre elas.

O estudo será randomizado, ou seja, através de um sorteio um grupo de pessoas receberá a vacina e outro grupo receberá um placebo, o denominado grupo controle. Está prevista a inclusão de aproximadamente 22 mil voluntários distribuídos entre países da América Latina, além da África do Sul, Bélgica, China, Espanha, Polônia e Reino Unido. No Brasil, serão 12,1 mil voluntários, distribuídos nos estados do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.

O preenchimento do formulário não assegura a participação na pesquisa e os dados coletados respeitam as normativas da Lei Geral de Proteção de Dados. (Sul21)