Uma estudo publicado pelo The Journal of the American Medical Association concluiu que não existe relação entre o tipo sanguíneo e a suscetibilidade em contrair a Covid-19.
A pesquisa foi realizada com mais de 100 mil pessoas nos Estados Unidos e contesta pesquisas anteriores que apontaram que pessoas com tipo sanguíneo A eram mais suscetíveis ao vírus. As informações são do G1.
De acordo com o estudo, os pesquisadores não identificaram qualquer relação entre o tipo sanguíneo e as chances de contrair a Covid-19.
Além disso, também foram eliminadas as hipóteses de que o fator agravaria a severidade da doença.
“O tipo sanguíneo não foi associado à suscetibilidade ou gravidade da doença, incluindo positividade viral, hospitalização ou admissão na UTI”, afirmam os autores no estudo.
A investigação usou a base de dados de 24 hospitais e 215 clínicas dos estados norte-americanos de Utah, Nevada e Idaho.
Esses hospitais são associados ao Intermountain Healthcare, um sistema de saúde sem fins lucrativos.
Os pesquisadores da Universidade de Stanford, Escola de Medicina de Utah e do Instituto do Coração do Centro Médico Intermountain, analisaram amostras de 107.796 indivíduos diferentes que realizaram teste PCR nos hospitais e clínicas pertencentes ao Intermountain e chegaram à conclusão de que o tipo sanguíneo não afeta nas chances de contaminação.
Em casos de múltiplos testes, os especialistas levaram em consideração apenas o primeiro exame realizado pelo paciente.
Metrópoles