Porto Alegre registra oito novos casos de dengue – Porto Alegre 24 horas
Foto: Eduardo Beleske/PMPA

Porto Alegre registra oito novos casos de dengue

Os casos contraídos são de moradores dos bairros Agronomia e Santo Antônio

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

De: PMPA

A Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis (EVDT), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) indica que até 17 de abril foram confirmados mais oito casos de dengue. São quatro importados e quatro autóctones, entre 32 notificações de suspeitas. Os casos contraídos na própria cidade são de moradores dos bairros Agronomia e Santo Antônio. Os casos importados são de pessoas residentes na cidade que viajaram ao Rio de Janeiro e interior do Rio Grande do Sul, onde foram infectados. A enfermeira Raquel Rosa, chefe da Equipe de Vigilância, explica que a maior parte dos casos foi notificada por laboratórios privados, já com o resultado positivo, o que atrasa e compromete o desencadeamento de ações de controle ambientais. “Por isso, é essencial que os moradores da cidade intensifiquem os cuidados de prevenção tanto nos seus imóveis quanto pessoais”.

Entre os sintomas compatíveis com a dengue estão febre com duração máxima de sete dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: manchas vermelhas no corpo, dor de cabeça, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, náuseas, vômitos e vermelhidão nos olhos.

Infestação – As condições climáticas atuais em Porto Alegre, com manutenção de temperaturas mais altas, favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Segundo a Vigilância Sanitária, são mantidas 847 armadilhas de monitoramento na cidade, que são vistoriadas semanalmente. A relação entre positividade de armadilhas e a quantidade de fêmeas capturadas em cada armadilha resulta no índice de infestação de 1,69, o que significa alto risco para transmissão viral nos locais onde há confirmação de casos.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade