Saúde faz ação de testagem para HIV em rua do Centro de Porto Alegre – Porto Alegre 24 horas

Saúde faz ação de testagem para HIV em rua do Centro de Porto Alegre

A ideia é ampliar o diagnóstico de HIV
Divulgação PMPA

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Testes de fluido oral para detectar a presença do vírus HIV, entrega de preservativos e orientações de prevenção para infeções sexualmente transmissíveis integraram ação realizada nesta sexta-feira, 28. A testagem ocorreu no ônibus Fique Sabendo, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estacionado na rua Garibaldi, 445, das 9h30 às 13h.

A ideia é ampliar o diagnóstico de HIV. “Com o teste de fluido oral, os profissionais conseguem fazer a testagem com mais facilidade, já que a aplicação é bem mais simples”, explica a biomédica residente de saúde coletiva Bruna dos Santos. Durante a ação, a equipe conversou com diversas pessoas que aguardavam a refeição no restaurante Prato Alegre, instituição administrada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Foram realizados 19 testes de fluido oral, além de abordagens com o público para falar de prevenção combinada e oferecer diferentes estratégias para evitar infecções sexualmente transmissíveis, especialmente o HIV. Também foram distribuídos kits de preservativo interno e externo, lubrificante, máscara para proteção da Covid-19 e vários materiais educativos. A ação contou com o envolvimento de dez profissionais, entre residentes, acadêmicos e trabalhadores da Atenção Primária da SMS.

Fonte PMPA

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade