Siga o Porto Alegre 24 Horas no Google News Entre no grupo do Whatsapp

Direto da redação:
Com mais 58 óbitos confirmados somente nesta segunda-feira (03) o Rio Grande do Sul totaliza 25.165 mortes em decorrência do novo coronavírus. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (SES), mais 622 novos casos foram confirmados, elevando para 980.806 o número de infectados pela Covid-19 desde o início da pandemia. A taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) apresentou estabilidade em relação à véspera, com 82,5% de lotação e 2.800 hospitalizações.

Até o início desta noite, os pacientes com diagnóstico da doença totalizavam 1.759 casos, o equivalente a 62,8% das internações. Os leitos SUS apresentaram estabilidade na taxa de ocupação, com 77,5% de lotação. A rede privada registrava ocupação de 96,3%. Na Capital, conforme monitoramento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a ocupação total dos leitos de UTI chegava a 90,81%, com 860 casos graves, uma leve redução em relação à véspera, quando havia 868. Do total, 489 casos estavam relacionados à Covid-19.

Ao contrário de março, quando houve aumento nas internações, a emergência do HCPA registra, atualmente, menos de 60% de ocupação. O objetivo é reduzir o número de leitos de UTI e retomar outros atendimentos. “É uma situação de contingência, não é uma situação que se pode manter ou perpetuar por mais do que dois meses. Em maio pretendemos retomar cirurgias de pacientes com câncer que puderam esperar ou outras cirurgias”, frisa o diretor do órgão, Eduardo Elsade.