Prestes a encerrar, vacinação contra gripe só imunizou 52% entre grupos prioritários
Foto: Cesar Lopes | PMPA

Prestes a encerrar, vacinação contra gripe só imunizou 52% entre grupos prioritários

Crianças, um dos grupos mais vulneráveis para a Influenza, tem uma das menores taxas de vacinação, apenas 31,9%

Compartilhe esta notícia

Sul21

Dados do LocalizaSUS, ferramenta do Ministério da Saúde, extraídos nesta quarta-feira (22), indicam que foram aplicadas 366.534 doses de vacinas contra a gripe em Porto Alegre. Do total, 72.027 são pessoas que não integram grupos prioritários e aproveitaram a oportunidade para garantir a proteção contra os vírus influenza A H3N2 e H1N1 e B.

Confira nossos perfis no Instagram, TwitterFacebook e Telegram e tenha acesso a todas nossas notícias.

Entre os grupos prioritários, os idosos têm o maior percentual, com 62,3% da meta alcançada, ou 189.709 doses. Desde 6 de junho, todas as pessoas a partir de seis meses de idade podem receber a dose. O objetivo da campanha, que prossegue até o dia 24, é vacinar 90% da população estimada para cada grupo prioritário. Até o momento, a cobertura é de 52,2%.

O diretor adjunto da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (DVS/SMS), Benjamin Roitman, afirma que a vacina é segura e protege contra as complicações da doença, diminuindo a necessidade de internações e busca por atendimento de urgência. Ele destaca que o frio fragiliza a imunidade do organismo e, com ambientes mais fechados, a transmissão do vírus é facilitada.

Crianças

“A vacina leva pelo menos 15 dias para fazer o efeito protetivo necessário. Então, quanto mais cedo a dose for feita, mais rapidamente o organismo criará anticorpos”, explica o médico pediatra, enfatizando a importância das crianças serem imunizadas.

O público infantil, considerado vulnerável para a ação do vírus Influenza com possibilidade de evolução para casos graves, também tem papel relevante na transmissibilidade da doença. “Quanto mais pessoas, de todas as idades, estiverem vacinadas, menor a circulação dos vírus e a infecção”, ressalta.

As campanhas de vacinação contra covid-19 e contra gripe ocorrem de forma simultânea. Com exceção das crianças de 5 a 11 anos de idade, que devem ter intervalo de 15 dias entre uma dose e outra, todas as pessoas podem receber as duas doses de forma concomitante. Importante lembrar que ao serem vacinadas as gestantes protegem os bebês, pois eles somente poderão receber a primeira dose da vacina aos seis meses de vida.

Dados por grupo prioritário:

Crianças – 24.843 (31,9%)
Gestantes – 2.693 (22,9%)
Idosos – 189.709 (62,3%)
Povos indígenas – 518 (28,5%)
Puérperas – 247 (12,8%)
Trabalhadores da saúde – 45.243 (44,6%)
Comorbidades – 119.362
Pessoas sem comorbidades – população em geral – 72.027

Serviço

Vacina contra influenza – aberta para todos os públicos a partir de seis meses de idade
Pontos de vacinação: 123 unidades de saúde e Shopping João Pessoa

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!