Vacina contra covid pode promover alterações no ciclo menstrual, mostra estudo
Foto: Reprodução

Vacina contra covid pode promover alterações no ciclo menstrual, mostra estudo

Mais de 40% das mulheres consultadas relataram algum tipo de mudança no fluxo

Compartilhe esta notícia

Um levantamento feito por pesquisadoras norte-americanas com 39.129 mulheres, de forma online, indicou que 42% das entrevistadas observaram algum tipo de alteração no ciclo menstrual, após a aplicação da vacina contra a covid-19. A principal reclamação: sangramento mais intenso.

Confira nossos perfis no Instagram, TwitterFacebook e Telegram e tenha acesso a todas nossas notícias.

Nos testes clínicos dos imunizantes, médicos e pesquisadores nunca tinham levado em consideração a menstruação, por isso, a reação não foi observada. No entanto, com as queixas das mulheres imunizadas, o novo estudo incluiu perguntas sobre a menstruação.

As conclusões mostraram que, na maior parte dos casos, as alterações no sangramento ocorrem até 7 dias após a vacinação e tiveram um efeito temporário. Isto é, nos meses seguintes, o ciclo se normalizou.

A ginecologista Marilyn Ribeiro afirma que não há motivos para se preocupar. “Não é uma sequela. É um efeito naquele momento e, depois, tudo recupera e volta ao normal. Não só a vacina do covid, com outras vacinas, elas são muito importantes para prevenção da doença. Então, os efeitos que podem ocorrer como consequência ao uso da vacina, isso é menos do que a doença pode trazer. A vacina tem que ser feita sempre”, pondera a especialista. (SBT)

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!