O chocolate amargo tem sido apontado como tendo benefícios para a saúde, mas pesquisadores estão alertando para a presença de metais pesados tóxicos encontrados em algumas barras, que podem causar até câncer.
Em um teste feito pela organização americana Consumer Reports encontrou chumbo e cádmio em níveis muito altos em 28 marcas de chocolate amargo, entre elas Lindt, Godiva e Hershey’s.
O perigo é maior para grávidas e crianças, embora haja riscos para pessoas de qualquer idade, segundo Tunde Akinleye, pesquisador de segurança alimentar da Consumer Reports que liderou o teste.
Essas substâncias estão ligadas a vários problemas de saúde. A exposição significativa ao cádmio pode causar câncer de pulmão, defeitos congênitos e outros danos reprodutivos, enquanto a exposição significativa ao chumbo pode retardar o crescimento e o desenvolvimento das crianças e danificar o cérebro e o sistema nervoso.
Mesmo que a pessoa não consumir frequentemente chocolate, chumbo e cádmio ainda podem ser uma preocupação, pois essas substâncias podem ser encontradas em muitos outros alimentos – como batata-doce, espinafre e cenoura – e pequenas quantidades de várias fontes podem atingir níveis perigosos. É por isso que a pesquisa frisa que é importante limitar a exposição quando possível.
Veja abaixo os detalhes sobre o relatório:
Barras de chocolate amargo com alto teor de cádmio, mas não de chumbo:
Barras de chocolate amargo com alto teor de chumbo, mas não de cádmio:
Barras de chocolate amargo com altos níveis de chumbo e cádmio:



