Pizza congelada, biscoitos recheados e salgadinhos de pacote podem aumentar risco de câncer no ovário! Saiba mais
Pesquisar
Foto: Freepik

Pizza congelada, biscoitos recheados e salgadinhos de pacote podem aumentar risco de câncer no ovário! Saiba mais

Estudo descobre grupo de alimentos que aumenta risco de câncer de ovário A explicação para o risco aumentado pode estar em um produto químico formado durante o cozimento em alta temperatura

Compartilhe esta notícia:

Pizza congelada, biscoitos recheados, salgadinhos de pacote e macarrão instantâneo fazem parte do seu cardápio com frequência? Seria melhor dar uma freada. Há muito tempo sabe-se sobre os malefícios desses alimentos e agora um recente estudo descobriu mais um para engrossar a lista: risco aumentado de câncer, particularmente de ovário e cérebro.

Esse alimentos são os chamados ultraprocessados, que passam por muitos processos para transformar seu sabor, textura e aparência e são pobre em nutrientes. Geralmente carregam muitos aditivos, sabores artificiais, cores, adoçantes e conservantes.

A ligação entre os ultraprocessados e esses dois tipos específicos de câncer foi descoberta por pesquisadores da Escola de Saúde Pública do Imperial College de Londres que avaliaram as dietas de quase 200.000 adultos de meia-idade por um período de 10 anos no Reino Unido.

O estudo revisado por pares foi publicado na revista eClinicalMedicine do Lancet e também mostrou que esses alimentos estão associados a um risco aumentado de morrer de câncer.

O risco de óbito causado por câncer de ovário foi 30% maior nas pessoas que comiam mais alimentos processados, segundo a pesquisa.

Dos 197.426 indivíduos que participaram do estudo, cerca de 15.921 desenvolveram câncer, segundo os pesquisadores. E ocorreram 4.009 mortes relacionadas ao câncer.

“Para cada aumento de 10% nos alimentos ultraprocessados ​​na dieta de uma pessoa, houve um aumento de 2% na incidência de câncer em geral e um aumento de 19% no câncer de ovário especificamente”, disse o Imperial College London em um comunicado.

Essas ligações permaneceram após o ajuste de fatores socioeconômicos, como tabagismo, atividade física e índice de massa corporal (IMC).

Não está claro por que houve um aumento particularmente alto na incidência de câncer de ovário – no entanto, pesquisas separadas encontraram uma associação entre a doença e a acrilamida, um produto químico industrial formado durante procedimentos de cozimento em alta temperatura.

“Alguns agentes potencialmente causadores de câncer, como alguns controversos aditivos alimentares e agentes químicos gerados durante o processamento, podem interferir nos efeitos hormonais e, assim, afetar os cânceres relacionados a hormônios, como o câncer de ovário”, disse Eszter Vamos, principal autor do estudo, ao The Washington.

Fonte: Catraca Livre

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.