Sofre com a doença de gota? Saiba quais alimentos você deve evitar
Pesquisar
Foto: Freepik

Sofre com a doença de gota? Saiba quais alimentos você deve evitar

A doença de gota é um tipo de artrite que ocorre quando há um acúmulo de ácido úrico no sangue, o que leva à formação de cristais nas articulações.

Compartilhe esta notícia:

A gota é uma doença dolorosa, que ocorre quando o corpo acumula excesso de ácido úrico, que é um subproduto natural do metabolismo das purinas presentes em alguns alimentos. Por isso que, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos EUA, se você sofre da doença de gota, é recomendável evitar ou limitar a ingestão de certos alimentos que são ricos em purinas e frutose, que estão intimamente ligados a crises de gota.

Segundo o National Center for Biotechnology Information, alguns estudos sugerem que certos alimentos estão diretamente ligados a essas crises.

Aqui estão alguns alimentos que você deve evitar ou limitar se sofre da doença de gota:

1) Carnes vermelhas: carnes vermelhas como carne de vaca, cordeiro e porco são ricas em purinas e podem aumentar os níveis de ácido úrico.

2) Frutos do mar: frutos do mar como camarão, lagosta, caranguejo, vieiras e peixes como sardinha e anchova contêm altos níveis de purinas.

3) Bebidas alcoólicas: o álcool pode aumentar a produção de ácido úrico no corpo e, portanto, deve ser limitado ou evitado por pessoas com gota.

4) Alimentos açucarados e com alto teor de frutose: alimentos açucarados e bebidas com alto teor de frutose, como refrigerantes e sucos de frutas, também podem aumentar os níveis de ácido úrico.

5) Alimentos processados e industrializados: esses alimentos geralmente contêm aditivos, como xarope de milho rico em frutose.

O que é Doença de Gota?

A doença de gota é um tipo de artrite que ocorre quando há um acúmulo de ácido úrico no sangue, o que leva à formação de cristais nas articulações. Esses cristais causam inflamação e dor intensa nas articulações afetadas, geralmente no dedão do pé, mas também pode ocorrer em outras articulações, como tornozelos, joelhos, mãos e pulsos.

A gota é mais comum em homens do que em mulheres e é frequentemente associada a fatores como obesidade, dieta rica em purinas (encontradas em alimentos como frutos do mar, carnes vermelhas e bebidas alcoólicas), histórico familiar e doenças como diabetes e doenças renais.

O tratamento da gota inclui medicamentos para controlar a dor e a inflamação, além de medicamentos para reduzir os níveis de ácido úrico no sangue. Mudanças na dieta e no estilo de vida também podem ajudar a prevenir episódios de gota.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.