O Departamento de Regulação Estadual (DRE), em colaboração com a prefeitura de Porto Alegre, deu início à implementação de um plano de contingência com o objetivo de melhorar as condições de ocupação dos hospitais da capital. Até as 17h desta sexta-feira (5), foram autorizadas transferências de 21 pacientes internados para outras unidades hospitalares na Região Metropolitana.
O processo iniciou-se com o registro no sistema de Gerenciamento de Internações Hospitalares (Gerint) dos pacientes que poderiam ser realocados para continuar seu tratamento em outra instituição. A Regulação Estadual identificou os hospitais adequados para receber esses pacientes, coordenou com as equipes médicas e, após o aceite, autorizou a transferência.
A prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou a disponibilização das ambulâncias do Samu para as remoções, que, em circunstâncias normais, seriam de responsabilidade do município de origem do paciente.
Os estabelecimentos de destino estão localizados nas cidades ou regiões de residência dos pacientes, possibilitando que continuem o tratamento mais próximos de casa.
Solicitações de transferência autorizadas até o momento (5/4 – 17h)
Origem:
- Hospital Cristo Redentor: 2 pacientes
- Hospital de Clínicas: 5 pacientes
- Hospital Independência: 1 paciente
- Hospital Conceição: 5 pacientes
- Hospital da Restinga: 1 paciente
- Hospital São Lucas: 3 pacientes
- Santa Casa: 1 paciente
- UPA Moacyr Scliar: 3 pacientes
Destinos:
- Alvorada: 4 pacientes
- Viamão: 4 pacientes
- Cachoeirinha: 2 pacientes
- Montenegro: 6 pacientes
- Osório: 5 pacientes
As ações integradas continuarão a ocorrer com agilidade para as demais solicitações que vierem a ser cadastradas por Porto Alegre no Gerint. Neste momento, o trabalho da regulação do Estado é de busca de vagas nos hospitais das cidades ou regiões de origem dos pacientes.
Porto Alegre, pela capacidade instalada, é a principal referência para algumas especialidades médicas, principalmente aquelas de maior complexidade. O Estado busca assegurar, logo após o atendimento especializado, que a continuidade do tratamento ocorra, se possível, em um estabelecimento no município ou na região de residência da pessoa.
Esse processo depende inicialmente da solicitação dos hospitais da capital, pelo Gerint, para que seja feita a busca por uma vaga em outro local com condições de receber o paciente.
*Com a informação Ascom/SES



