Granja de Montenegro inicia vazio sanitário após confirmação de gripe aviária
Pesquisar
Foto: Divulgação Seapi

Granja de Montenegro inicia vazio sanitário após confirmação de gripe aviária

As ações começaram após a confirmação do foco da doença, com o sacrifício das aves doentes e a destruição dos ovos ainda presentes na granja no dia 16 de maio

Compartilhe esta notícia:

A granja de reprodução avícola de Montenegro, no Rio Grande do Sul, com caso confirmado de gripe aviária, inicia nesta quinta-feira (22) o período de vazio sanitário, que deve durar 28 dias conforme determina o Plano Nacional de Contingência do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O processo de limpeza e desinfecção de todas as instalações foi concluído na noite de quarta-feira (21), incluindo galpões, máquinas, escritórios, almoxarifado, vestiários e lavanderia.

As ações começaram após a confirmação do foco da doença, com o sacrifício das aves doentes e a destruição dos ovos ainda presentes na granja no dia 16 de maio. Na sequência, foi feita a retirada da cama das aves e a lavagem minuciosa de todas as estruturas utilizadas na produção, como aviários, ninhos, galpões, cortinas e telas.

Segundo a médica veterinária Alessandra Krein, do Programa de Sanidade Avícola da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), o processo de limpeza, iniciado no domingo (18), foi essencial para garantir a eficácia dos agentes químicos usados na desinfecção. A operação mobilizou entre seis e 12 funcionários da granja e de uma empresa contratada, além da supervisão de cinco servidores da Seapi e um do Mapa.

Alessandra destacou que o Serviço Veterinário Oficial do Rio Grande do Sul acompanhou todas as etapas, desde o sacrifício das aves até a finalização da desinfecção. O vazio sanitário agora é necessário para garantir a segurança sanitária, evitando a disseminação do vírus e permitindo que, após esse período, a granja possa retomar as atividades com segurança.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.