Porto Alegre tem mais de 5,9 mil casos confirmados de dengue no ano – Notícias
Search
Foto: Pixabay

Porto Alegre tem mais de 5,9 mil casos confirmados de dengue no ano

Os bairros com maior incidência da doença por 100 mil habitantes nas duas últimas semanas foram Navegantes, Cascata, Jardim Sabará, Jardim Itu e Parque Santa Fé

Compartilhe esta notícia

Porto Alegre tem 5.997 casos confirmados de dengue neste ano, com três óbitos registrados e dois casos importados confirmados de chikungunya, ambos com infecção no Mato Grosso. A dengue continua sendo a arbovirose com maior importância epidemiológica no momento na Capital. As notificações de suspeitas somam 30.433 até 3 de maio. Neste período foram identificados três sorotipos do vírus em Porto Alegre, entre os quatro que existem: DENV1, DENV2 e DENV3.

Os bairros com maior incidência da doença por 100 mil habitantes nas duas últimas semanas foram Navegantes, Cascata, Jardim Sabará, Jardim Itu e Parque Santa Fé. Os dados estão sujeitos a revisão e foram publicados no Informativo Epidemiológico semanal divulgado nesta terça-feira (6) pela Diretoria de Vigilância em Saúde do município.

A enfermeira Raquel Rosa, responsável pela vigilância da dengue na Diretoria de Vigilância em Saúde, explica que neste momento é importante que todas as notificações de suspeitas sejam formalizadas ao setor por serviços de saúde. Pessoas que sentirem sintomas como febre acima de 38ºC acompanhada de dor de cabeça e dores no corpo devem procurar atendimento de saúde. “Esses são os principais sintomas relatados por pessoas com confirmação de dengue em 2025”, diz a enfermeira.

Ações de rua – Na quarta-feira (7), a Diretoria de Vigilância em Saúde realizará ações de aplicação de inseticida com veículo conhecido como “carro-fumacê”, a partir das 6h, no bairro Sarandi. O trabalho será realizado em quadrilátero englobando as avenidas Assis Brasil, Sertório, Praça Major Augusto Koch e rua Baden Powell. O veículo não circulará nas avenidas Sertório e Assis Brasil. O ponto de partida será a esquina das ruas Nehita Martins Ramos e Baden Powell.

À tarde, a partir das 13h30, equipe técnica do Núcleo de vigilância de Roedores e Vetores, com apoio de agentes de combate a endemias e agentes do Exército, estará no bairro Vila Ipiranga para orientação e aplicação de inseticida em parte das ruas Caravelas, Frei Henrique de Coimbra, Monte Pascoal, Alberto Silva, 9 de março, Travessa indígena e Bispo Sardinha. O ponto de encontro será a rua 9 de Março, 325, esquina com Travessa Indígena.

Os locais de pulverização são definidos por critérios técnicos e não podem ser alterados durante a operação.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!