Setembro Amarelo: equipes multiprofissionais de Porto Alegre reforçam rede de atenção psicossocial
Pesquisar
Foto: Freepik

Setembro Amarelo: equipes multiprofissionais de Porto Alegre reforçam rede de atenção psicossocial

Os Centros de Atenção Psicossocial AD, que atendem pessoas com uso problemático de álcool e outras drogas, realizam acolhimento sem agendamento prévio, ou seja, os pacientes podem ir diretamente até uma das unidades

Compartilhe esta notícia:

Equipes multiprofissionais atuam junto às unidades de saúde de Porto Alegre como forma de apoiar a rede de atenção psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). São 22 equipes responsáveis por cerca de 40 unidades de saúde. Os profissionais das eMultis são psicólogos, psiquiatras, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, profissionais de educação física e nutricionistas. Algumas equipes possuem ainda assistente social.

O trabalho das eMultis engloba atividades de atendimento individual, matriciamento, atendimento compartilhado com os demais profissionais da unidade de saúde, visitas domiciliares, acompanhamento de rede e realização de grupos (saúde mental, caminhada, bem-estar, meditação, atividades físicas, entre outros), composições para que as pessoas possam ter um suporte de saúde mental eficaz na própria unidade. As eMultis também fazem o atendimento em saúde mental em grupos e acompanhamento psicológico de forma breve, numa frequência de acordo com a necessidade da pessoa.

O primeiro acesso para pessoas com sintomas iniciais de doenças psicológicas, como ansiedade e depressão, é a unidade de saúde de referência – definida conforme o endereço do paciente – para atendimento e, se necessário, encaminhamento aos serviços da rede de atenção psicossocial do Sistema Único de Saúde (SUS). “Para o encaminhamento ser eficiente, quanto mais informações da história de saúde mental constar, mais fácil de encontrar o melhor lugar para iniciar o tratamento”, comenta a coordenadora de Saúde Mental da SMS, Marta Fadrique.

Porto Alegre possui equipes de saúde mental adulto, equipes especializadas em saúde da criança e do adolescente, centros de atenção psicossocial – adulto, infantojuvenil e álcool e drogas – serviço residencial terapêutico, comunidade terapêutica e reabilitação psicossocial.

Os Centros de Atenção Psicossocial AD, que atendem pessoas com uso problemático de álcool e outras drogas, realizam acolhimento sem agendamento prévio, ou seja, os pacientes podem ir diretamente até uma das unidades.

Confira os endereços:

  • Caps AD 2 Esperança
    Rua Raul Moreira, 253 – Cristal
  • Caps AD 3 Passo a Passo
    Avenida Carneiro da Fontoura, 57 – Jardim São Pedro
  • Caps AD 3 SCS
    Avenida Cavalhada, 1930 – Cavalhada
  • Caps AD 3 PLP
    Rua Dona Firmina, 144 – São José
  • Caps AD 3 Caminhos do Sol
    Avenida Protásio Alves, 7585 – Alto Petrópolis
  • Caps AD 3 Girassol
    Estrada João Antônio da Silveira, 440 – Restinga
  • Caps AD 3 Pernambuco
    Avenida Pernambuco, 1700 – Navegantes
  • Caps AD 4 Céu Aberto
    Avenida João Pessoa, 1318 – Santana

Campanha – O Setembro Amarelo é uma campanha internacional que, no Brasil, é coordenada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). O dia 10 é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Em 2025, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”.

 

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.