O SUS Gaúcho foi lançado nesta quinta-feira (25), pelo Governo do Estado. A solenidade foi realizada no Palácio Piratini e contou com a presença do Governador Eduardo Leite, da secretária da Saúde, Arita Bergmann, e de representantes de municípios, além de entidades ligadas à saúde.
O programa estratégico promete transformar o atendimento público de saúde no Estado e terá investimento extra de R$ 267,7 milhões ainda em 2025, voltado principalmente para a redução em até 70% das filas mais críticas de consultas e cirurgias, ampliação do transporte de pacientes entre municípios e reforço nas redes de urgência, emergência e pronto atendimentos.
De acordo com o governo, o programa só foi possível após a quitação de dívidas bilionárias herdadas de gestões anteriores e um acordo firmado com o Ministério Público, que garantiu novos recursos à saúde. A secretária Arita Bergmann destacou que as prioridades foram definidas de forma coletiva, em comitê consultivo com representantes de entidades municipais e estaduais.
Além de reduzir filas, o SUS Gaúcho prevê repasses para hospitais municipais e de pequeno porte, ampliação de serviços de saúde mental e de reabilitação, incentivo ao atendimento domiciliar e investimentos em ambulatórios especializados. Para 2026, está prevista a aplicação de R$ 758 milhões, garantindo a continuidade e a expansão das ações.