Atenta às principais demandas de usuários do sistema de saúde municipal, a prefeitura de Gravataí passou a disponibilizar, a partir desta segunda-feira, 13, laudos de eletrocardiograma com maior agilidade. Com a expectativa de realizar aproximadamente 3,6 mil atendimentos por ano, o tempo de espera para a retirada dos exames, hoje em duas semanas, deve ser reduzido para três dias, garantindo maior agilidade, resolutividade e qualidade de vida aos pacientes do SUS.
“Os teleatendimentos representam um avanço importante para a saúde de Gravataí. Com essa medida, buscamos aliar as tecnologias existentes junto às necessidades observadas pela nossa rede, sempre buscando evoluir e aperfeiçoar nosso sistema de saúde”, destaca o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
A iniciativa, pioneira na rede de saúde especializada de Gravataí, demonstra um processo de qualificação da atenção à saúde e inovação no SUS. O eletrocardiograma é um exame que registra a atividade elétrica do coração para avaliar o ritmo e número de batimentos cardíacos, sendo utilizado para diagnosticar problemas cardíacos e avaliar a saúde do coração.
O fluxo para a realização do exame permanece o mesmo: o usuário consulta na sua unidade de saúde de referência e, se necessário, o médico responsável pelo atendimento determina a necessidade do eletrocardiograma. O exame é realizado no Centro de Diagnóstico e encaminhado para a empresa responsável por meio de uma plataforma digital. O especialista interpreta o exame e emite o laudo, que é enviado ao serviço de maneira digital e retorna para a avaliação do médico solicitante da rede municipal. Ao usuário, é necessário retirar o exame no Centro Municipal de Saúde (Rua João Alves de Souza, 111 – Salgado Filho).
Posteriormente, está prevista a expansão da implantação dos laudos de telemedicina para exames de espirometria, que auxiliam no diagnóstico e monitoramento de doenças pulmonares.
Confira dicas para uma boa saúde do coração
Algumas medidas podem ser seguidas a fim de uma boa saúde do coração, independente da faixa etária. A seguir, a Secretaria Municipal da Saúde lista algumas dicas que auxiliam na diminuição de riscos de doenças cardiovasculares:
– Manter uma alimentação saudável, com preferência por alimentos in natura (obtidos diretamente de plantas e animais e que não sofrem nenhum processo, como legumes, verduras, leites e ovos)
– Fazer atividades físicas regularmente
– Controlar o sal e o açúcar nas refeições
– Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e evitar o cigarro
– Para pessoas com histórico de doença cardiovascular na família, é fundamental fazer exames periódicos de sangue para mitigar o risco de aparecimento de enfermidades
Texto: Gabriel Muniz/Prefeitura de Gravataí