Um homem de 28 anos, morador de Porto Alegre, procurou atendimento médico no Hospital Restinga e Extremo Sul após apresentar sintomas de intoxicação por metanol. O caso foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quinta-feira (9) e está sob investigação. Segundo o órgão, o paciente relatou ter ingerido, na noite de quarta-feira (8), uma bebida alcoólica do tipo uísque comprada em um supermercado de Canoas. O nome da marca não foi divulgado.
De acordo com a secretaria, o homem deu entrada na unidade com sintomas como dor abdominal, visão turva, fraqueza, dor lombar, urina escura e episódios de vômito com sangue (hematêmese). Diante do quadro clínico, ele está sendo acompanhado pela Vigilância em Saúde da Capital, que monitora o caso e colabora com as autoridades estaduais na apuração da origem da bebida suspeita.
O governo do Rio Grande do Sul informou que já são quatro os casos suspeitos de intoxicação por metanol em diferentes municípios — Porto Alegre, Viamão, Novo Hamburgo e Passo Fundo — além de um caso confirmado em um homem de 42 anos que consumiu bebidas em São Paulo. A Secretaria Estadual da Saúde reforçou o alerta sobre o risco de consumo de bebidas alcoólicas de procedência duvidosa, que podem conter substâncias tóxicas e causar sequelas graves, como cegueira e até morte.