Prefeitura de Canoas e governo federal anunciam conjunto de medidas para a recuperação do Hospital Universitário – Notícias
Pesquisar
Foto: Vinicius Thormann/Divulgação

Prefeitura de Canoas e governo federal anunciam conjunto de medidas para a recuperação do Hospital Universitário

Hospital será reequipado com aporte de recursos federais após levantamento de necessidades

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Canoas e o Ministério da Saúde anunciaram nesta sexta-feira (20) um conjunto de medidas para a recuperação, reequipamento e ampliação dos serviços do Hospital Universitário (HU). O plano prevê reorganização da instituição, com levantamento das necessidades financeiras e estruturais, aquisição de novos equipamentos, ampliação de atendimentos e de leitos, além da modernização da gestão. As primeiras ações devem ser iniciadas de forma imediata, com expectativa de aumento dos aportes federais nos próximos meses.

Segundo o secretário de Atenção Especializada à Saúde, Mozart Sales, o diagnóstico completo das necessidades do hospital deve ser concluído em até 30 dias. A partir disso, o Ministério da Saúde deverá liberar recursos para a compra de equipamentos e substituição de aparelhos obsoletos, além de reforçar o custeio e, posteriormente, ampliar o número de leitos. O processo contará com apoio institucional do Grupo Hospitalar Conceição. “Este é um equipamento vigoroso e importante. Vamos recuperar a sua credibilidade e ampliar a oferta de serviços”, afirmou Sales.

O prefeito Airton Souza ressaltou que a prioridade da administração municipal é reorganizar o HU para garantir atendimento de qualidade à população de Canoas e do Estado. Ele destacou que o plano é resultado de meses de diálogo com o governo federal e lembrou a importância da comitiva que esteve em Brasília para apresentar a relevância do hospital. “Com a união de todos, estamos encontrando as soluções e vamos fazer todo o processo de reequipamento deste hospital”, afirmou, citando também o apoio do governo estadual.

O deputado federal Paulo Pimenta destacou que a União já responde por 56% do orçamento do HU e que os repasses devem ser ampliados. “Este é um hospital 100% SUS, no coração da Região Metropolitana. O governo federal pode ajudar mais e queremos ampliar a capacidade de atendimento”, disse. Também participaram do anúncio os deputados federais Maria do Rosário e Elvino Bohn Gass, além de secretários municipais, vereadores e representantes da direção do hospital.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.