Santa Casa de Porto Alegre registra aumento de 50% no número de transplantes em outubro

Santa Casa de Porto Alegre registra aumento de 50% no número de transplantes em outubro

Desde janeiro, a Santa Casa de Porto Alegre realizou 419 transplantes de órgãos

Compartilhe esta notícia

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre realizou, em outubro, 55 transplantes de órgãos. Em relação a setembro, quando a instituição fez 36 procedimentos, o aumento registrado foi superior a 50%.

Neste ano, devido à pandemia de coronavírus, os números ficaram muito abaixo do esperado tanto por especialistas da área quanto por pacientes. Em 16 de julho, a Santa Casa optou por restringir os transplantes de órgãos, mantendo somente a realização daqueles que fossem de urgência.

Em 13 de agosto, foram retomados os transplantes eletivos pediátricos e, em 2 de setembro, a instituição voltou a realizar transplantes de adultos e crianças, tanto de urgência quanto eletivos.

De acordo com o diretor médico da Santa Casa Antônio Nocchi Kalil, dois aspectos foram fundamentais para essa retomada bem-sucedida dos transplantes: a desaceleração dos casos de Covid e as campanhas de conscientização que tradicionalmente ocorrem em setembro.

Desde janeiro, a Santa Casa de Porto Alegre realizou 419 transplantes de órgãos. No mesmo período do ano passado, a instituição fez 536 procedimentos. Ao todo, em 2019, foram 648 transplantes de órgãos. (O Sul)

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!