Siga o Porto Alegre 24 Horas no Google News

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informa que a Estação de Bombeamento de Água Tratada – Ebat Beco do Armando vai parar nesta terça-feira, 23. O motivo é o desligamento programado de energia para a CEEE efetuar melhorias na rede elétrica, entre as 8h30 e as 14h. A concessionária alerta que o serviço poderá ser cancelado sob condição do tempo adversa.

Em função do desligamento da estação do Dmae, a partir das 8h30, poderá faltar água nestes locais do bairro Lageado, no Extremo Sul, com previsão de normalizar durante a noite de terça:
– Beco do Armando, a partir do nº 550;
– Beco dos Farias, a partir do nº 1033;
– Beco João Paulo Coelho, a partir do nº 347.

Normalização do abastecimento

Após o restabelecimento da energia, a água não volta de imediato à rede pública de abastecimento e aos imóveis. A distribuição recomeça somente depois que os reservatórios das Estações de Bombeamento (Ebats) acumulam nível suficiente para retomar o bombeamento, caso contrário os motores queimam. Como regra, a água que chega à rede vai sendo consumida primeiro nas áreas próximas às estações, podendo demorar mais para chegar até as partes altas e as pontas da rede distribuidora. O forte calor faz aumentar o consumo de água, atrasando ainda mais a normalização nesses locais.

Aspecto da água – A água poderá retornar turva ou não transparente devido ao arraste de micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde, que eventualmente, pela pressão, se soltam das paredes internas da canalização. Para solicitar lavagem da rede ou do ramal predial, ligue 156, opção 2.

Fonte: PMPA