Reprodução

Desligamento de energia poderá deixar região das ilhas, em Porto Alegre, sem água no domingo

Caso chova, a companhia de energia elétrica poderá suspender o serviço por razões de segurança.

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

As ilhas da Pintada, das Flores, dos Marinheiros e do Pavão poderão ficar sem água neste domingo, 28, a partir das 7h da manhã, devido a um desligamento programado da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) para melhorias na rede elétrica. O serviço afeta o funcionamento da Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Ilhas e deverá estender-se até as 16h. A previsão de normalização no abastecimento de água é a partir da noite de domingo. Caso chova, a companhia de energia elétrica poderá suspender o serviço por razões de segurança.

Normalização do abastecimento – Após a conclusão do serviço, a água não volta de imediato à rede pública de abastecimento e aos imóveis, diferentemente da energia elétrica, em que o retorno é quase instantâneo. A distribuição de água recomeça somente após os reservatórios das Estações de Bombeamento (Ebats) acumularem nível suficiente para retomar o bombeamento, caso contrário os motores queimam. Como regra, a água que chega à rede pública vai sendo consumida primeiro nas áreas próximas às estações, podendo demorar mais para chegar até as partes altas e as pontas da canalização. O calor faz aumentar o consumo de água, o que pode atrasar ainda mais a normalização nesses locais.

Aspecto da água – No retorno do abastecimento, a água poderá retornar turva ou não transparente devido ao arraste de micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde, que, pela pressão da água, podem se desprender das paredes internas da canalização. Para solicitar eventual lavagem da rede ou do ramal predial, basta ligar para o 156, opção 2.

Fonte PMPA