Agência Nacional de Telecomunicações propõe padronizar a entrada de carregadores nos celulares

Agência Nacional de Telecomunicações propõe padronizar a entrada de carregadores nos celulares

A entrada USB-C foi escolhida para a proposta “por já ser amplamente utilizada pela maioria dos fabricantes globais”, segundo a Anatel
Foto: Divulgação

Compartilhe esta notícia

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou, na terça-feira (28), uma proposta para padronizar a entrada de carregadores nos telefones celulares.

Confira nossos perfis no Instagram, TwitterFacebook e Telegram e tenha acesso a todas nossas notícias.

Com base em um projeto da União Europeia, a agência brasileira pretende exigir a porta USB tipo C como padrão para todos os conectores de celulares e carregadores no País.

A proposta de ato normativo da Anatel está em consulta pública. No site da agência, a minuta recebe contribuições da sociedade até 26 de agosto.

De acordo com a Anatel, a entrada USB-C foi escolhida para a proposta “por já ser amplamente utilizada pela maioria dos fabricantes globais”. A agência também argumentou que esse tipo de porta tem uma normatização bem estabelecida e reconhecida internacionalmente.

A entrada está presente na maioria dos telefones Android lançados nos últimos anos. Porém, o projeto europeu enfrenta resistência da Apple, que utiliza a tecnologia Lightning nos iPhones.

Além de citar os planos da União Europeia, a Anatel mencionou uma solicitação de parlamentares dos Estados Unidos ao Departamento de Comércio do país para que a entrada USB-C também seja adotada como padrão. (O Sul)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade