Massa de ar polar chega ao RS trazendo as menores temperaturas do ano e chance de geada
Foto: Brayan Martins/ PMPA

Massa de ar polar chega ao RS trazendo as menores temperaturas do ano e chance de geada

Atenção com a queda da temperatura que facilita a ocorrência de gripes e resfriados. Várias capitais devem registrar recordes de frio até o sábado, 11.

Compartilhe esta notícia

Uma massa de ar frio de origem polar, moderada a forte, avançou sobre o interior da Argentina e a partir desta terça-feira, 7 de abril, começa a influenciar o centro-sul do Brasil. Esta será a primeira massa polar forte do outono, porém a atuação mais intensa será no Sul do Brasil.

A combinação do ar polar com a falta do sol, devido ao excesso de nebulosidade, vai trazer a sensação de friozinho de outono no decorrer da semana no Rio Grande do Sul.

Menores temperaturas do ano

A passagem desta massa de ar frio polar sobre o centro-sul do Brasil deve provocar queda da temperatura suficiente para estabelecer novos recordes de menor temperatura deste ano e também de tardes mais frias até agora em muitas áreas do centro-sul do Brasil.

Até o próximo sábado, 11 de abril, há chance de recorde de baixa temperatura nas capitais Porto Alegre e Florianópolis.

Confira as menores temperaturas de 2020 em algumas capitais até 6/4/2020, com dados de estações convencionais e automáticas do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia

Porto Alegre: 14,3°C – 17 de janeiro

Florianópolis: 15,1°C – 18 de janeiro

Curitiba: 9,1°C – 4 de abril

São Paulo: 14,9°C – 26 de março

Rio de Janeiro: 15,0°C – 26 de março

Belo Horizonte: 15,0°C – 24 de março

Vitória: 20,3°C – 8 de março

Campo Grande: 16,6°C – 4 de abril

Cuiabá: 21,2°C – 2 de março

Previsão de geada

Esta forte massa de ar polar que se espalha sobre o Sul do Brasil vai derrubar a temperatura em várias cidades da Região. O frio aumenta especialmente a partir da madrugada da quarta-feira, 8 de abril, e várias cidades devem registrar temperaturas abaixo de 10ºC até o fim da semana. 

Para quarta-feira,8, há risco de geada na serra gaúcha e catarinense.

O centro desta massa de ar origem polar, que é a região mais fria do sistema, passa sobre a região de Buenos Aires e sobre o Uruguai entre esta terça-feira, 7, e a noite da quarta-feira, 8 de abril, seguindo depois para o mar.

Mais frio no começo de maio

O frio aumenta de intensidade e em abrangência no começo de maio. Logo após a primeira semana de maio, a previsão é de que entre uma onda de frio mais forte e mais abrangente do que a desta semana derrubando a temperatura amplamente no Sul, na maioria das áreas do Sudeste, em grande parte do Centro-Oeste. Talvez já ocorra até friagem em Rondônia e no Acre.

(Terra)

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!