Alerta! Porto Alegre será uma das áreas mais atingidas pelo novo ciclone
SMURB / DIVULGAÇÃO

Alerta! Porto Alegre será uma das áreas mais atingidas pelo novo ciclone

O alerta refere-se ao período das 23h desta segunda (06), até às 23h da terça-feira (07).

Compartilhe esta notícia

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu nesta tarde um alerta para chuvas expressivas com temporais (raios e ventos em forma de rajadas) devido à formação de um sistema de baixa pressão que dará origem a um ciclone extratropical. O alerta refere-se ao período das 23h desta segunda (06), até às 23h da terça-feira (07).

Na noite desta segunda feira (06) a formação de um novo sistema de baixa pressão no sul do Paraguai deve se deslocar pelo Rio Grande do Sul e na terça (07) dá origem a um ciclone extratropical que volta a provocar chuva intensa, trovoadas e ventania em todas as regiões. Atenção para volumes elevados de chuva, que podem variar entre 80 mm e 100 mm em média na metade norte gaúcha, com potencial para ultrapassar este valor em áreas e pontos desta região. As rajadas de vento podem variar entre 70 km/h e 80 km/h, podendo ser ainda maiores no setor leste, em especial na capital, região metropolitana, serra e todo o litoral. Por conta do céu encoberto e dos altos volumes de chuva, as temperaturas voltam a cair.

Na quarta (08), o ciclone já se encontra em alto mar mas ainda ajuda a provocar chuva no Rio Grande do Sul, porém os volumes podem ser expressivos no norte, noroeste, serra, litoral e região metropolitana. As rajadas de vento seguem intensas especialmente na faixa leste gaúcha e o mar volta a ficar bastante agitado por causa da formação de um novo ciclone extratropical na costa.

Na quinta (09), o tempo volta a ficar firme por causa do avanço de uma nova massa de ar seco de origem polar que entra no Estado empurrada pelos ventos do quadrante sul derrubando as temperaturas.

Orientações à população

– Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores

– Abrigue-se em local seguro

– Evitar enfrentar o mau tempo

– Mantenha-se afastado de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias

– Não entre em alagamentos

– Observe as encostas. No caso alterações, afaste-se imediatamente e acione o serviço de emergência (Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros)

– Atenção especial no trânsito (motoristas e pedestres)

– Desligue os aparelhos elétricos e, se possível, o quadro geral de energia

No caso de emergência, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

Fonte: Defesa Civil Estadual, Sala de Situação SEMA/RS.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!