Foto: Reprodução | YouTube

Novas imagens mostram impressionante tornado no Litoral Norte; assista o vídeo

Fenômeno registrado na semana passada e não provocou danos no município de Palmares do Sul

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Da MetSul Meteorologia
Novas imagens mostram o tornado que se formou ao redor do meio-dia do dia 13, no município de Palmares do Sul, no Litoral Norte, na parte superior da Lagoa dos Patos. Os vídeos mostram com clareza como o tornado atingiu a superfície e avançou sobre áreas de plantações da região.

O tornado avançou em alguns momentos sobre as águas da lagoa, caracterizando uma tromba d’água, e em outros sobre áreas de terra próximas. Não houve relatos de danos na localidade do Litoral Norte, segundo apuração da MetSul. Isso porque o tornado se formou e avançou por uma área com muito baixa densidade populacional, afinal a região é predominantemente ocupada por campos dedicados à agricultura, sobretudo pelo cultivo de arroz.

Não foi a primeira formação de um funil desta semana no Sul do Brasil. Na quarta-feira, uma nuvem funil se formou no Nordeste de Santa Catarina. A formação, que por pouco não se transformou em um tornado, foi observada na região de Itajaí. O funil não chegou a tocar a superfície de forma a caracterizar um tornado.

Uma área de baixa pressão atua desde o começo da semana a Leste-Sudeste do Rio Grande do Sul e isso traz maior vorticidade na atmosfera no Leste gaúcho e catarinense. Com a presença de nuvens carregadas geradas pelo calor e a umidade alta, sob ambiente de maior vorticidade, o cenário se torna propício para rotação e a formação destes funis que, ocasionalmente, podem evoluir para um tornado de baixa potência como se viu hoje no município de Palmares do Sul.

Assista o vídeo: