Siga o Porto Alegre 24 Horas no Google News Entre no grupo do Whatsapp

A MetSul Meteorologia alerta para um fim de semana de temporais no Sul do Brasil. Uma linha de tempestades associada à formação de um ciclone no centro da Argentina ingressa na madrugada deste sábado pelo Oeste do Rio Grande do Sul. Rapidamente, a instabilidade avança e toma conta de grande parte do Estado até o final da manhã com chuva.

Adverte-se para a ocorrência de temporais isolados de vento forte a intenso com possibilidade de rajadas próximas ou acima de 100 km/h que podem provocar danos, queda isolada de granizo e chuva localmente forte a intensa com raios e altos volumes em curto período. Com o ar quente, o avanço da instabilidade em linha e a baixa pressão atmosférica fica agravado o risco de vendavais.

A Defesa Civil de Porto Alegre alerta para o risco de chuva de intensidade moderada a forte, possibilidade de queda de granizo, trovoadas e rajadas de vento (de 60 a 90 quilômetros por hora) previstos para este sábado, 19.

Para prestar atendimento à população e restabelecer a normalidade em áreas que possam ser atingidas, a Defesa Civil e a Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae), composta órgãos municipais e instituições parceiras (CEEE e o Corpo de Bombeiros Militar), estão em prontidão. No caso de emergência, ligue para a Defesa Civil fone 199 ou Corpo de Bombeiros, fone 193.

Orientações à população:

Evite transitar na rua durante o período do alerta
Abrigue-se em local seguro
Mantenha-se afastado de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias
Não entre em alagamentos
Observe alterações nas encostas
Atenção especial no trânsito (motoristas e pedestres)
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica

Caso tenha vídeos da chegada do temporal, envie para o WhatsApp: 51985675036