Ciclone atípico pode se formar na costa do Rio Grande do Sul, alerta Marinha
Foto: Reprodução

Ciclone atípico pode se formar na costa do Rio Grande do Sul, alerta Marinha

Ciclone tende a se formar em alto mar sem expectativa de impactar a costa

Compartilhe esta notícia

MetSul Meteorologia

O Centro de Hidrografia (CHM) da Marinha do Brasil emitiu comunicado na noite testa sexta-feira (25) advertindo para a possibilidades de formação de um ciclone atípico, de natureza subtropical, no Oceano Atlântico, na altura do litoral do Sul do Brasil.

De acordo com o comunicado da Marinha brasileira, “existem condições atmosféricas favoráveis à formação de um ciclone subtropical no Oceano Atlântico, a partir da noite do dia 26 de dezembro, sobre a área marítima Sul oceânica, em alto mar, a 450 milhas náuticas (833 quilômetros) do litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, sem previsão de impacto sobre a região costeira”.

A previsão da Marinha é que a atuação do sistema meteorológico possa causar ventos ciclônicos sustentados sobre o mar de até 47 nós (aproximadamente 88 km/h) com rajadas mais fortes e ondas de até quatro metros, na área oceânica entre as noites dos dias 26 e 27.

A MetSul observa que diagrama de fase gerado para este ciclone pela Universidade da Flórida, com base no modelo GFS, não indica que o sistema assumiria características subtropicais e seria extratropical, o normal na região. Aponta ainda que se formará longe da costa e tende a se afastar do continente e jamais se aproximar.

O último ciclone subtropical registrado na costa Brasileira foi Mani, no final do mês de outubro, nos litorais do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Foi o segundo ciclone do tipo subtropical na costa do Brasil neste ano. Se este terceiro se formar no mar, na altura do litoral do Sul do Brasil neste fim de semana receberá o nome Oquira. A Marinha do Brasil possui uma lista de nomes previamente estabelecida com nomes indígenas para designar os ciclone anômalos, subtropicais ou tropicais, no litoral brasileiro.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!