Siga o Porto Alegre 24 Horas no Google News Entre no grupo do Whatsapp

O Rio Grande do Sul e outras áreas do Sul do Brasil terão a primeira semana do ano com frio. Já houve dias com madrugadas frias e até formação de geada nas áreas de maior altitude da região em 2021, mas, segundo a Metsul Meteorologia, esta será a primeira vez no ano em que o frio será mais intenso à noite e com geada em maior número de localidades por uma sequência de dias.

Uma massa de ar seco e frio ingressa neste começo de semana e vai definir o tempo no Rio Grande do Sul ao longo da semana com tempo ensolarado, noites frias e tardes com temperatura amena.

O tempo aberto, a atmosfera com perfil seco e vento calmo vão favorecer o resfriamento noturno e muitas cidades terão mínimas de um dígito com chance dos primeiros registros abaixo dos 10ºC na área metropolitana de Porto Alegre em 2021. A massa de ar frio não chega a ser forte, mas com o ar seco e as noites mais longas haverá um resfriamento mais acentuado.

O ar frio terá sua maior intensidade agora na primeira metade da semana e vai perder força de quarta-feira em diante, mas a atmosfera estará muito seca na segunda metade da semana e isso vai favorecer a manutenção das mínimas baixas com marcas ainda menores que nesta segunda e na terça.

A região metropolitana de Porto Alegre terá 13ºC ao amanhecer nesta segunda, mas na terça já pode fazer entre 11ºC e 13ºC. Na quarta, mínimas ao redor de 10ºC na maioria dos municípios, mas alguns pontos de zonas rurais terão entre 8ºC e 10ºC, o que vai se repetir na quinta. Na sexta entre 11ºC e 13ºC com marcas semelhantes no sábado.

Confira a previsão completa: