Foto: Joel Vargas / PMPA arquivo

Atenção! Porto Alegre deve ter a temperatura mais baixa do ano nesta segunda-feira (31)

Pode haver ocorrência de geada em alguns pontos da capital

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Da Metsul

A temperatura mínima nesta segunda-feira em Porto Alegre deve ser a mais baixa deste ano até agora. A previsão da MetSul Meteorologia é que os termômetros indiquem entre 4ºC e 5ºC nos registros oficiais, mas em alguns pontos da cidade deve fazer menos. São os casos de bairros mais afastados da área central nas zonas Sul, Leste e Norte da cidade.

Na região metropolitana, o frio será igualmente intenso no começo desta segunda. As mínimas, em geral, devem ficar entre 3ºC e 4ºC na maior parte da Grande Porto Alegre, entretanto em alguns pontos de áreas rurais da região como de Viamão, Lomba Grande em Novo Hamburgo, ou Morungava em Gravataí, as mínimas podem descer até 1ºC a 2ºC nas baixadas.

Apesar de o dia começar muito frio na área metropolitana, a segunda-feira será de sol e temperatura amena durante a tarde na Grande Porto Alegre. A perspectiva é que as máximas à tarde possam alcançar marcas de 18ºC na Capital e de até 19ºC na área metropolitana.

Marcas negativas no interior

Temperatura abaixo de zero é projetada para o início da segunda-feira em algumas cidades do Rio Grande do Sul, particularmente das áreas de relevo do Estado. O frio mais intenso deve ocorrer na Serra do Sudeste, nas áreas de Morro Redondo, Canguçu e Pinheiro Machado, e na Serra do Nordeste e nos Campos de Cima da Serra. A área de Soledade, em suas baixadas, também deve ter mínimas muito baixas.

A temperatura ao amanhecer desta segunda-feira pode cair a valores de até 3ºC abaixo de zero nos Campos de Cima da Serra. O Centro de Caxias deve ter 2ºC a 3ºC, mas baixadas do município como em Ana Rech podem ter 0º ou marcas negativas, o que deve se repetir em municípios como Farroupilha, São Marcos e Canela. Na área de Soledade, as mínimas devem ficar entre 1ºC e 2ºC negativos ao amanhecer.

O frio será generalizado no interior gaúcho. As mínimas do começo da segunda podem cair a marcas de 0ºC a 2ºC em pontos de Passo Fundo e Carazinho, -1ºC a 0ºC em baixadas do Noroeste como a região de Santa Rosa e de Ijuí, 4ºC em Santa Maria com 1ºC a 3ºC em áreas rurais do Centro gaúcho, 0ºC a 2ºC na Campanha e fronteira com o Uruguai, e 1ºC a 3ºC na região de Pelotas.

Geada

Com o frio intenso previsto, a tendência é de geada em grande parte do Rio Grande do Sul no começo da segunda-feira. A geada em muitas cidades será de intensidade moderada a forte, especialmente em locais de maior altitude.

Pode gear em pontos de Porto Alegre mais afastados da área central e em alguns locais da área metropolitana a geada será moderada a ocasionalmente forte. Espera-se ainda a ocorrência de congelamento nas localidades mais frias do Estado.