Após registrar temperaturas de verão nesta quinta-feira (19), o Rio Grande do Sul deve se preparar para a volta da chuva e do frio. As precipitações virão acompanhadas de rajadas de vento, trovoadas e chance de queda de granizo em algumas regiões.
A instabilidade começa a dar as caras a partir da sexta (20), quando chega uma nova frente fria ao Estado. O tempo ficará bastante carregado. Tem risco de temporal e ventania intensa na Região Sul, devido ao choque entre a massa de ar frio e a de ar quente, podendo atingir também Porto Alegre e arredores. Em pontos do Centro e do Norte, a chuva só chega entre a tarde e a noite, mas a nebulosidade será registrada desde as primeiras horas do dia.
Os acumulados ficarão entre 10mm e 20mm. Apenas em pontos do extremo Norte é que a chuva não deve aparecer. A sexta nessa região será de sol entre nuvens.
As temperaturas caem onde o mau tempo predomina. Já nas áreas em que o tempo firme prevalece, os termômetros podem chegar perto dos 30°C de máxima. Em Camaquã e região, deve chover a qualquer hora entre a tarde e a noite. Variação térmica de 12°C a 21°C.
No fim de semana, a frente fria se afasta, mas deixa a instabilidade e o frio em boa parte do território gaúcho. No domingo (22), uma área de baixa pressão se forma na costa Sul, provocando temporais no Centro, Região Metropolitana, Litoral, Campanha e Sul do Estado. Nas demais regiões, o tempo fica firme. Porém, há risco de novas rajadas de vento na casa dos 70km/h.
Com informações da Somar Meteorologia e do Climatempo
Fonte: Blogdojuares



