Atenção! Frente quente trará temporais, muitos raios e granizo para o Rio Grande do Sul – Porto Alegre 24 horas

Atenção! Frente quente trará temporais, muitos raios e granizo para o Rio Grande do Sul

Frente quente começa a se formar hoje e instabilidade aumenta amanhã com chuva intensa, muitos raios e granizo
Foto: Freepik

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Da Metsul

Uma frente quente vai trazer muita chuva, grande quantidade de raios e alto risco de granizo neste começo de semana entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. Os volumes de chuva devem ser excessivamente altos numa faixa entre os territórios uruguaio e gaúchos com potencial para causar alagamentos e inundações em áreas urbanas e rurais já castigadas por eventos de chuva volumosa nas últimas semanas. Alertas já foram emitidos pelo Inumet, a Meteorologia oficial do Uruguai.

Segundo a Metsul Meteorologia, um ar muito quente está ingressando a partir de Noroeste e do Norte do Rio Grande do Sul e pelo Nordeste da Argentina. A temperatura ao meio-dia deste domingo era de 35ºC em Assunção, no Paraguai. Já no Noroeste gaúcho, ao meio-dia, os termômetros indicavam 33ºC em Santa Rosa. Fazia 34ºC em São Miguel do Oeste e 35ºC em Maravilha, no horário, no Oeste de Santa Catarina, de acordo com o Ciram. No Paranã, Marechal Cândido Rondon estava com 36ºC na estação do Instituto Nacional de Meteorologia.

O ar muito quente ao avançar sobre ar mais frio ao Sul organiza uma frente quente sobre o Uruguai e parte do Rio Grande do Sul da tarde para a noite deste domingo e nas primeiras horas da segunda-feira. O avanço do ar quente forma áreas de instabilidade que se deslocam de Oeste para Leste no estado gaúcho com pancadas isoladas de chuva e risco de granizo muito localizado, risco que se estende na segunda metade deste domingo ao Leste de Santa Catarina e do Paraná.

Na noite deste domingo e durante a madrugada da segunda-feira, a instabilidade aumentará demais sobre o Uruguai e parte do Oeste e no Sul gaúcho com nuvens muito carregadas que vão provocar chuva localmente forte a torrencial com altos volumes em curto período que podem chegar a 50 mm ou mais por hora em alguns pontos, além de muitos raios e altíssimo risco de granizo isolado.

No decorrer da segunda-feira, o sol aparece com nuvens e faz muito calor na Metade Norte do Rio Grande do Sul, mas na fronteira com o Uruguai, no Sul gaúcho e parte do Leste do Estado haverá mais nuvens com chuva, raios e granizo isolado. A temperatura na tarde da segunda pode chegar a marcas entre 35ºC e 37ºC no Noroeste gaúcho e de 31ºC a 33ºC no Planalto Médio e no Alto Uruguai. Mesmo na Serra Gaúcha, as máximas do feriado podem ficar perto dos 30ºC em alguns pontos.

O ar por demais quente garantirá energia para a formação de nuvens de tempestades sobre o Uruguai e o Sul gaúcho com elevada probabilidade de granizo, que pode ter tamanho médio a grande em alguns pontos, e ainda uma grande quantidade de raios. O mapa abaixo mostra a projeção de raios do modelo europeu para a segunda-feira no Rio Grande do Sul em que se observa a tendência de alta densidade de descargas atmosféricas no Sul e em parte do Leste gaúcho.

A instabilidade do Sul deve progredir no decorrer do dia para áreas mais ao Norte do Leste gaúcho como a região de Porto Alegre e da Serra, talvez atingindo isoladamente alguns locais do Centro gaúcho. Por isso, Porto Alegre deve ter períodos de sol e calor com muito abafamento no período, mas também momentos de chuva e raios com risco de granizo isolado na região. Pancadas por vezes fortes a torrenciais podem ocorrer. Assim, o feriado na Capital e Grande Porto Alegre não terá uma condição definida de sol ou chuva, mas uma variabilidade grande das condições atmosféricas no decorrer do dia com abafamento, sol, chuva e raios.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade