Ar frio que trouxe neve na Patagônia chega ao Rio Grande do Sul nesta quarta – Porto Alegre 24 horas

Ar frio que trouxe neve na Patagônia chega ao Rio Grande do Sul nesta quarta

Madrugadas da segunda metade da semana terão temperatura muito baixa e mesmo a chance de geada existe.
Foto: Ricardo Giusti | PMPA

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Da MetSul Meteorologia

Não é nenhuma novidade nesta primavera. Ar frio tardio trazendo mínimas abaixo do que é normal para a época do ano. Ocorreu em outubro e se repete agora em novembro sob a influência do fenômeno climático La Niña, no Oceano Pacífico Equatorial, que favorece incursões tardias de ar frio no Centro e no Sul da América do Sul.

Confira nossos perfis no Instagram, TwitterFacebook e Telegram e tenha acesso a todas nossas notícias.

São episódios curtos de frio que não chegam a impedir que o mês termine com temperatura acima da média. Foi o que se viu em outubro que, exceção de algumas áreas do Leste catarinense paranaense que tiveram marcas abaixo do normal pelo excesso de chuva, terminou com temperatura acima da média na maior parte do Sul do Brasil.

Na primeira metade deste mês, a temperatura mínima média em Porto Alegre foi de 17,1ºC na estação do Jardim Botânico, valor quase idêntico à normal das mínimas para novembro na Capital de 17,0ºC. Em Bagé, a mínima média nos primeiros 15 dias deste mês foi de 13,0ºC, muito baixa para novembro. A cidade da Campanha teve quatro dias em que as mínimas oficiais ficaram abaixo de 10ºC.

Agora, uma nova massa de ar frio ingressa entre amanhã e quinta no Rio Grande do Sul atrás de uma frente fria que hoje já trouxe chuva no Estado e nesta quarta manterá a instabilidade atmosférica em diversas regiões.

Trata-se de uma incursão frio forte para novembro e que irá ter efeitos maiores no Sul e no Leste gaúcho, apesar que as mínimas cairão bastante até no Noroeste gaúcho, especialmente na sexta e no sábado. Esta massa de ar frio foi a que trouxe uma tempestade de neve em plena metade de novembro ontem em áreas de maior altitude da região patagônica.

As noites mais frias vão se dar em dois momentos. No Sul e na Campanha, as madrugadas mais frias serão as de quinta e da sexta-feira. Marcas abaixo de 10ºC são esperadas em várias cidades com 5ºC a 7ºC em alguns pontos. Com o vento calmo e o perfil muito seco da atmosfera, não se pode descartar geada fraca e isolada em pontos do Uruguai e região da fronteira. Baixadas da Serra do Sudeste também têm uma chance menor de geada na quinta.

No segundo momento, as menores mínimas na Grande Porto Alegre e na Serra ocorrerão no sábado e no domingo, uma vez que na quinta haverá mais nuvens e chuva no Nordeste gaúcho e na sexta ainda se espera maior nebulosidade na madrugada. Não são descartadas mínimas de 2ºC a 4ºC em baixadas da área de São José dos Ausentes no fim de semana, o que pode trazer a formação de geada na madrugada. Em Porto Alegre, o sábado pode ter 12ºC e o domingo 13ºC com marcas até 2ºC mais baixas em pontos da área metropolitana, como no Vale do Sinos e na área de Morungava, em Gravataí.

As tardes, predominantemente agradáveis no Rio Grande do Sul na quinta e na sexta, devem ficar mais quentes no fim de semana sob ar mais seco e o calor retorna para algumas regiões gaúchas. O começo da semana que vem, inclusive, deve ter forte calor no estado gaúcho com máximas acima de 35ºC em diversas cidades.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade