Massa de ar frio trará dias de inverno para Porto Alegre e região – Porto Alegre 24 horas

Massa de ar frio trará dias de inverno para Porto Alegre e região

As menores mínimas na Grande Porto Alegre e na Serra ocorrerão no sábado e no domingo
Foto: Reprodução

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Da Metsul

A população de Porto Alegre experimentou, nesta quarta-feira (17), um dia com cara de inverno em plena segunda metade de novembro com céu encoberto, garoa e vento frio. A temperatura ao meio-dia no Aeroporto Salgado Filho, na zona Norte da cidade, era de apenas 18ºC. A máxima média histórica desta época do ano na capital gaúcha é de 27,3ºC. Significa que o dia de hoje registrou uma temperatura ao redor de 8ºC a 9ºC abaixo do que é normal para esta época do ano, o que é um desvio enorme em se tratando da climatologia.

O tempo fechado e instável é consequência de uma frente fria que traz chuva especialmente na Metade Norte gaúcha no dia de hoje. Já a temperatura baixa e o vento são efeitos de uma massa de ar frio de forte intensidade para esta época do ano que avança na retaguarda da frente e que começou a ingressar no Rio Grande do Sul.

Madrugadas frias no estado

As próximas madrugadas vão ser de frio no Rio Grande do Sul. Em dois momentos. Inicialmente, no Sul e na Campanha, as madrugadas mais frias serão as desta quinta e da sexta-feira. Marcas abaixo de 10ºC são esperadas em várias cidades com 5ºC a 7ºC em alguns pontos.

Com o vento calmo e o perfil muito seco da atmosfera, não se pode descartar geada fraca e isolada em pontos do Uruguai e região da fronteira. Baixadas da Serra do Sudeste também têm uma chance menor de geada amanhã cedo.

No segundo momento, as menores mínimas na Grande Porto Alegre e na Serra ocorrerão no sábado e no domingo, uma vez que nesta quinta haverá mais nuvens e chuva no Nordeste gaúcho enquanto na sexta-feira ainda se espera maior nebulosidade na madrugada. Não são descartadas mínimas de 2ºC a 4ºC em baixadas da área de São José dos Ausentes no fim de semana, o que pode trazer a formação de geada na madrugada.

Em Porto Alegre, o sábado pode ter 12ºC e o domingo 13ºC com marcas até 2ºC mais baixas em pontos da área metropolitana, como no Vale do Sinos e na área de Morungava, em Gravataí. As tardes, predominantemente agradáveis no Rio Grande do Sul na quinta e na sexta, devem ficar mais quentes no fim de semana sob ar mais seco e o calor retorna para algumas regiões gaúchas. O começo da semana que vem, inclusive, deve ter forte calor no estado gaúcho com máximas acima de 35ºC em diversas cidades.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade