Da Metsul
Porto Alegre amanheceu hoje alagada, com falta de luz e arroios transbordados em alguns bairros. Efeito da chuva muito intensa que atingiu a capital gaúcha durante a madrugada com as precipitações mais intensas entre 2h e 5h da manhã, quando em diversos momentos houve pancadas torrenciais.
Como é natural, a chuva variou muito de ponto para outro dentro da cidade de Porto Alegre, mas em alguns bairros chegou a ficar perto de 70 mm. Significa que em poucos mais de três horas, parte da capital gaúcha registrou 70% da chuva média histórica do mês de dezembro, considerando a média mensal (1961-1990) de 101,2 mm.
Os volumes registrados em Porto Alegre até 9h desta segunda-feira foram de 69 mm no Cristal, 59 mm em Belém Velho, 52 mm no Centro, 46 mm na Auxiliadora, 45 mm no Partenon, 43 mm na Restinga e no São João, e 38 mm na Cidade de Baixa.
Embora a chuva extrema do começo da segunda-feira, o tempo já começou a apresentar melhoria e o restante do dia deve ter sol e nuvens com períodos de maior nebulosidade, não se afastando chuva ainda isolada. Nos próximos dias, o tempo firme predomina em Porto Alegre e região metropolitana.