Terça-feira será de sol e calor no estado

Terça-feira será de sol e calor no estado

Em Porto Alegre, a mínima é de 19ºC, e a máxima chega aos 33ºC.
Foto: Brayan Martins/PMPA

Compartilhe esta notícia

Nesta terça-feira, uma massa de ar extremamente quente começa a invadir o estado do RS. A temperatura deverá ficar ao redor dos 40ºC, com aquecimento ainda maior na quarta e na quinta-feira. Em Porto Alegre, a mínima é de 19ºC, e a máxima chega aos 33ºC.

No Leste e Nordeste do Estado, a tarde será quente, mas sem calor muito intenso. O aquecimento mais forte e generalizado ocorrerá no final da semana. O sol predomina com amplos períodos de céu claro na maioria das regiões gaúchas, mas algumas áreas vão ter nuvens esparsas, como o Leste do Estado, especialmente na primeira metade do dia.

A potente onda de calor que assolará Argentina, Uruguai e parte do Rio Grande do Sul nesta semana será um exemplo clássico de extremo climático composto. São várias situações extremas simultaneamente. Extremos compostos, concorrentes ou coincidentes podem levar a impactos maiores para a sociedade e o meio ambiente que os extremos individuais.

A estiagem favorece ondas de calor mais intensas e por sua vez o calor piora a estiagem. Não à toa, os recordes de calor do Rio Grande do Sul de 42,6 ºC em 1917 e em 1943 se deram quando o estado passava por fortes secas.

Mínimas e máximas no RS
Erechim 19ºC / 32ºC
Vacaria 13ºC / 28ºC
Santa Rosa 20ºC / 38ºC
Torres 19ºC / 29ºC
Caxias do Sul 15ºC / 30ºC
Santa Maria 19ºC / 34ºC
Fonte: MetSul

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade