Porto Alegre deve registrar calor acima da média nesta quarta-feira
Pesquisar
Foto: Porto Alegre 24 Horas

Porto Alegre deve registrar calor acima da média nesta quarta-feira

Além do calor atípico, capital e região metropolitana serão impactadas pelo forte vento norte que atingirá o estado já nesta terça-feira

Compartilhe esta notícia:

Da Metsul

Quem achou que já tinha se livrado do calor terá uma surpresa nesta quarta-feira. Segundo a Metsul Meteorologia, a temperatura vai disparar e ficará acima do que normalmente se espera para final de abril, quando os registros nos termômetros já são menores e os dias de forte calor mais escassos. O dia já começará quente com mínimas bastante altas para a época do ano. Vários pontos da Metade Oeste podem ter temperatura entre 25ºC e 27ºC em pleno final de madrugada nesta quarta.

Muitas cidades do Rio Grande do Sul vão ter máximas acima dos 30ºC nesta quarta-feira à tarde. Porto Alegre pode ter 32ºC a 33ºC. Na região metropolitana e nos vales, as máximas podem subir até 35ºC ou 36ºC, talvez até mais isoladamente. São valores muito acima do que é normal para esta época do ano.

A temperatura máxima média história de Porto Alegre em abril é de 26,4ºC (série 1991-2020), logo a temperatura nesta quarta pode ficar ao redor de 10ºC acima do que é normal para a climatologia média histórica desta época do ano.

VENTO NORTE DEVE SER FORTE A INTENSO

A MetSul Meteorologia ainda adverte que o vento Norte quente e seco associado à corrente de jato em baixos níveis da atmosfera pode provocar transtornos, especialmente no serviço de energia, e alguns danos. Não se trata de vento de temporal e ocorre com sol e nuvens na maioria das vezes, embora possa soprar com rajadas fortes com tempo nublado ou encoberto sem chuva.

O vento ganha força no final do dia de hoje em algumas cidades e atinge seu pico entre a madrugada e a manhã desta quarta-feira. A Metade Oeste, o Centro do Estado e o Sul gaúcho são as áreas com maior risco de ventania. As rajadas, em média, devem ficar entre 60 km/h e 80 km/h por várias horas e em alguns pontos devem ser mais intensas pelo efeito do relevo local.

Na região metropolitana, municípios próximos da parte Norte da Lagoa dos Patos, em regra, pela topografia (relevo), não costumam ter vento Norte intenso. Já o Vale do Sinos, sobretudo em cidades ao “pé” da Serra costumam ser mais impactadas.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.