Da Metsul
A entrada de uma ar de origem polar trará frio intenso para os gaúchos neste fim de maio. Segundo Metsul Meteorologia, a primeira metade desta semana vai ser invernal com temperatura muito baixa no Rio Grande do Sul, estado que mais será afetado por esta massa que, gradualmente, começa a ingressar no território gaúcho e já traz a melhora do tempo na noite deste domingo, com a chegada do ar mais seco e gelado no Oeste, em parte do Centro e no Sul do Estado.
Os mais recentes dados, a partir de análise dos modelos numéricos deste domingo, aumentaram a intensidade do frio para o Rio Grande do Sul. A parte mais intensa, o núcleo da massa de ar polar, vai atuar no Centro da Argentina e no Uruguai, mas vai tangenciar parte do estado gaúcho e atingirá áreas como a Metade Sul.
O Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet) e o Serviço Nacional de Meteorologia (SMN) da Argentina emitiram avisos à população de onda de frio. Isso porque a região do Prata deverá a ser a mais afetada e que deve sentir com mais força esta massa de ar polar com temperatura muito baixa durante grande parte da semana com clima invernal.
PORTO ALEGRE PODE TER A MÍNIMA DO ANO ATÉ AGORA
A massa de ar frio que começa a ingressar já derruba a temperatura em parte do Rio Grande do Sul. Às 18h deste domingo, estações da Metade Sul gaúcha já registravam frio, uma vez que o ar frio está ingressando com uma trajetória mais de Sul que pelo Oeste. Fazia no horário 11,3ºC em Encruzilhada do Sul e Livramento, 11,9ºC em Rio Grande, 12,0ºC em Caçapava do Sul, 12,1ºC em Jaguarão e 12,2ºC em Camaquã.
O Oeste, o Centro, o Sul e a Campanha devem ser as regiões que terão o maior impacto desta nova incursão de ar frio no Sul do Brasil. Cidades da fronteira com o Uruguai e da Campanha vão registrar as menores mínimas neste episódio de ar frio com sucessivas madrugadas de muito baixa temperatura enquanto nos Aparados da Serra, que pela maior altitude costuma ser a área mais fria do Estado, somente a madrugada da terça deve ter tempo mais aberto que permita mínimas muito baixas.
Na área de Porto Alegre, a madrugada mais fria deve ser a da terça que pode trazer as mínimas do ano até agora na capital e região metropolitana. Os termômetros deverão indicar marcas na capital de 10ºC a 11ºC no amanhecer da segunda e 8ºC a 9ºC no final da segunda-feira, 5ºC a 6ºC no amanhecer da terça (pode ser a mínima do ano até agora na cidade), 7ºC na madrugada de quarta, e 12ºC ou 13ºC no começo da quinta e da sexta. Na terça, pontos da Grande Porto Alegre podem ter 2ºC a 3ºC nas menores mínimas do ano até agora.



