Da Metsul
Porto Alegre teve nesta sexta-feira (13) o amanhecer mais frio do ano até agora, de acordo com dados da estação do Instituto Nacional de Meteorologia instalada no bairro Jardim Botânico, na zona Leste da cidade. Os termômetros marcaram 10,0ºC. Embora não seja muito frio, foi a mais baixa temperatura até agora em 2022 na capital gaúcha, batendo os registros anteriores de 10,6ºC (1º/4), 11,1ºC (30/4), 11,2ºC (8/5) e 11,7ºC (7/5).
A mínima de hoje em Porto Alegre de 10,0ºC ficou abaixo da média mínima histórica do mês de maio de 13,6ºC (série 1991-2020) e foi acompanhada por alta umidade no começo da manhã. Nuvens baixas tomaram a cidade entre o final da madrugada e o amanhecer com formação de nevoeiro em alguns pontos. No Aeroporto Salgado Filho, a visibilidade horizontal era de apenas 50 metros na faixa das 7h da manhã.
O nevoeiro se fez presente também na região metropolitana. A visibilidade na base aérea de Canoas desceu a 300 metros e a Força Aérea Brasileira reportou temperatura de 8ºC às 6h da manhã. No Vale do Sinos, a temperatura mínima em Campo Bom foi de 8,2ºC, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia.
Embora todo o “barulho” em redes sociais e na mídia sobre uma onda de frio “histórica” na semana na que vem, o frio da próxima semana não terá nada de histórico na Grande Porto Alegre e no interior gaúcho. A grande maioria das madrugadas da próxima semana terá mínimas mais altas que as observadas hoje na capital e área metropolitana. Na terça e no final da semana que vem é que se espera mínimas baixas ao amanhecer, mas na maior parte dos dias os termômetros não devem marcar menos de 10ºC em Porto Alegre.