Dia mais frio do ano tem geada até no Litoral
Foto: Reprodução/Twitter

Dia mais frio do ano tem geada até no Litoral

Cerca de 40 cidades registraram temperatura negativa com formação de geada na região metropolitana Porto Alegre e Litoral

Compartilhe esta notícia

Da Metsul

Hoje foi o dia mais frio do ano no Rio Grande do Sul com marcas negativas de temperatura em muitas regiões. Como resultado, a geada foi ampla e o fenômeno foi registrado até mesmo na Grande Porto Alegre e também no Litoral Norte.

Segundo a Metsul, um sistema de alta pressão sobre o território gaúcho deixou o perfil da atmosfera muito seco com uma madrugada gélida de baixa umidade e vento calmo que favoreceu a formação de geada desde cedo. Com o frio mais generalizado a temperatura baixou de zero em exatos 38 municípios que possuem estação meteorológica. A temperatura baixou de zero na fronteira Oeste, Zona Sul, Planalto, Alto Jacuí, Campos de cima da Serra e Noroeste.

A menor temperatura do ano até agora foi registrada em Pinheiro Machado na serra sudeste com -6,6°C seguida de São José dos Ausentes, nos Campos de cima da Serra, que teve -4,7°C. No dia 31 de maio a serra sudeste chegou a ter -5,6°C.

Segundo levantamento da equipe da MetSul com base na rede de estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia e estações meteorológicas particulares a temperatura baixou de zero em quase 40 municípios gaúchos:

Pinheiro Machado: -6,6°C
São José dos Ausentes: -4,7°C
Soledade: -4,5°C
Pelotas: -4,0°C (52m)
Vacaria: -3,3°C
Cambará do Sul: -3,2°C
Pedras Altas: -2,5°C
Quaraí: -2,4°C
Pelotas: -2,4°C
Santa Rosa: -2,2°C
São Francisco de Paula: -2,2°C
São José do Ouro: -1,9°C
São Sepé: -1,9°C
Lavras do Sul:-1,8°C
Coxilha: -1,7°C
Campos Borges: -1,6°C
Getúlio Vargas: -1,6°C
Bom Jesus: -1,5°C
Marau: -1,5°C
Ernestina: -1,4°C
Lagoa Vermelha: -1,3°C
Tapera: -1,3°C
Espumoso: -1,0°C
São Martinho da Serra: -1,0°C
Barra do Ribeiro: -0,8°C
Serafina Correa: -0,8°C
Chapada: -0,6°C
Encruzilhada do Sul: -0,4°C
Muitos Capões: -0,4°C
Ilópolis: -0,3°C
Pontão: -0,3°C
Santana do Livramento: -0,3°C
Porto Xavier: -0,2°C
Vila Nova do Sul: -0,2°C
Antônio Prado: -0,1°C

CAPITAL TEVE AMANHECER MAIS FRIO DO ANO ATÉ AGORA

Na Região Metropolitana de Porto Alegre o frio foi intenso com diversas cidades que tiveram marcas inferiores a 5°C. Segundo levantamento da MetSul a mínima foi de 1,0°c em Canoas e Novo Hamburgo, 1,9°C em Triunfo, 2°C em Taquara, 2,3°C em Esteio, 2,9°C em São Leopoldo, 3,1°C em Parobé. Em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, foi o amanhecer mais frio do ano com 1,0°C.

Em Porto Alegre conforme registro da estação convencional e automática do INMET no bairro Jardim Botânico , zona leste da cidade, a mínima foi 3,6°c, menor do ano até agora. Trata-se do terceiro registro de temperatura inferior a 5°C do ano. Desde as 3h da manhã a temperatura baixou de 5°C na Capital e alcançou o seu mínimo as 8h. No aeroporto Salgado Filho , zona Norte da cidade, a temperatura foi ainda menor com 3°C às 8h.

NAS PRÓXIMAS HORAS

A massa de ar seco e frio domina as condições do tempo no território gaúcho com previsão de uma tarde de domingo ensolarada em todas as regiões. A temperatura sobe gradativamente e as máximas ficam mais amenas em relação ao sábado. Entra a serra sudeste e a Campanha a máxima deverá oscilar ao redor de 13°C. Máxima prevista de 20°C nas Missões. Na Grande Porto Alegre a temperatura poderá alcançar 18°C a tarde. No Litoral e na fronteira Oeste a previsão é de 17°C de máxima hoje. Na Serra a tarde poderá ter 16°C. Por outro lado, assim que anoiteces a temperatura volta a cair trazendo sensação de frio para todas as regiões.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!