Rio Grande do Sul deve ter geada no fim de semana com temperaturas abaixo de zero – Porto Alegre 24 horas

Rio Grande do Sul deve ter geada no fim de semana com temperaturas abaixo de zero

Nova massa de ar polar chega ao Sul do País, limpa o tempo e provoca geada ampla em parte da região, segundo a MetSul Meteorologia.
Foto: Roger Terra de Moraes | Emater

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Uma massa de ar polar deve derrubar a temperatura no Rio Grande do Sul neste fim de semana, com previsão de marcas negativas, predomínio de sol e formação de geada ampla, conforme a MetSul Meteorologia.

Um sistema de alta pressão atmosférica chega ao Estado com previsão de o tempo abrir com frio intenso nos próximos dias. A temperatura deverá ficar abaixo de zero em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, com geada ampla mais uma vez.

Durante o sábado (18), o ar polar irá impactar não só a temperatura mínima mas também a máxima, portanto a previsão é de um dia inteiro com sensação de frio. No turno da manhã o tempo ficará seco e ensolarado na grande maioria das regiões.

Na faixa Norte, em especial próximo a divisa com Santa Catarina, as nuvens seguem presentes e até não se afasta garoa isolada. O frio mais intenso tende a se concentrar entre a Campanha e a Fronteira Oeste gaúcha. A temperatura irá baixar de 5°C na grande maioria das áreas.

Entre a Campanha e Oeste a mínima poderá ocorrer ao redor de -1°C. Não se afasta a ocorrência de geada nessas áreas. Durante a tarde, sob a influência do ar polar a temperatura oscila ao redor de 11 a 13°C com máxima ao redor de 15°C em alguns pontos.

Domingo começa gelado

A massa de ar polar atinge força máxima com projeção de marcas negativas em diversas regiões no domingo (19). O núcleo do ar polar deve atuar sobre o território gaúcho com marcas negativas de temperatura em diversos municípios e o que deverá ocorrer também no Planalto Sul catarinense.

Na Metade Sul do Estado a temperatura poderá alcançar mínima entre -2 a -4°C em pontos da Campanha, serra sudeste e parte do Oeste. Entre o Planalto e os Campos de cima da Serra a mínima poderá atingir valores entre -1 e -3°C. Há risco de formação de geada ampla.

Grande Porto Alegre

O fim de semana será proveitoso para atividades ao ar livre na Capital e Região Metropolitana. Entretanto o frio será intenso com previsão de um sábado com sensação térmica baixa com mínima ao redor de 6°C e máxima de apenas 13°C.

Já no domingo o dia será ensolarado com grande amplitude térmica região. Pela manhã a temperatura poderá chegar a 1°C no Vale do Sinos com projeção de 2 a 3°C na Capital. Por outro lado, a tarde fica mais amena com máxima ao redor de 16°C e baixos índices de umidade relativa do ar na faixa de 30%. (O Sul)

Mais noticias do Porto Alegre 24 horas

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade