Atenção para uma radical mudança no clima a partir desta quinta-feira

Atenção para uma radical mudança no clima a partir desta quinta-feira

Muitas cidades registrarão radical queda nas temperaturas, saindo do calor para o frio em questão de poucas horas
Foto: Freepik

Compartilhe esta notícia

Da Metsul

Uma frente fria vai trazer grande mudança do tempo no Rio Grande do Sul no decorrer desta quinta-feira (28). Segundo o alerta divulgado pela MetSul Meteorologia, o sistema frontal será precedido por uma massa de ar quente e tem ar frio de origem polar em sua retaguarda, o que trará radical mudança de temperatura com muitas cidades saindo do calor para o frio em questão de poucas horas. Julho, que pela climatologia é o mês mais frio do ano e neste ano está com temperatura muito acima do normal, vai, desta forma, terminar com características típicas da estação.

O sistema frontal vai começar a ingressar pelo Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul entre o final da manhã e o começo da tarde da quinta-feira com chuva e raios.

A frente, então, avançará rapidamente no decorrer da tarde e noite para as demais regiões gaúchas e trará mudança do tempo e chuva para quase todo o Estado até o final desta quinta-feira. Na sexta-feira a frente fria se deslocará por Santa Catarina e o Paraná, alcançando o estado de São Paulo, onde vai acabar com um longo período mais seco e quente.

Na área de Porto Alegre, o sol aparece com nuvens durante grande parte desta quinta, mas a nebulosidade aumenta e o tempo se instabiliza na segunda metade do dia, sobretudo à noite.

Áreas mais ao Norte o Nordeste gaúcho terão a máxima atividade frontal no final da quinta ao passo que no Oeste e no Sul o pico da instabilidade se dará na tarde desta quinta-feira.

Os volumes de chuva na passagem da frente entre amanhã e sexta-feira pelo Rio Grande do Sul não devem ser altos na maioria das localidades, entretanto pancadas fortes a localmente torrenciais podem ser esperadas em diversos municípios quando da chegada do sistema com acumulados de 10 mm a 30 mm em menos de três horas. Não podem ser descartados temporais isolados na passagem da frente.

Uma vez que a frente fria terá deslocamento rápido e a troca de massas de ar, de quente para fria, será significativa e brusca, há possibilidade de vento moderado a forte em diferentes cidades quando da chegada do sistema e no ingresso da massa de ar frio que se segue à passagem da frente. Grande parte do Rio Grande do Sul vai terminar a quinta-feira já sob ar mais frio depois de um começo de dia com ar quente.

Antes de a frente fria chegar, corrente de jato em baixos níveis da atmosfera originada na Bolívia e no Centro-Oeste do Brasil trará ar quente e vento do quadrante Norte, moderado a forte em alguns locais, com forte elevação da temperatura na Metade Norte. Por isso, ainda faz calor em parte do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira antes da chegada da chuva com a frente fria.

A sexta-feira terá baixa temperatura o dia todo com máximas baixas à tarde mesmo com a presença do sol em diversas cidades.

No Sul e no Leste gaúcho, por conta de uma área de baixa pressão na costa, o vento sopra moderado com rajadas na costa, o que vai reforçar a sensação de frio. No fim de semana, o sol predomina com noites frias e de geada em muitas cidades, porém as tardes vão ser amenas e agradáveis.

Mais noticias do Porto Alegre 24 horas

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade