Enorme massa de ar polar trará frio extremo e chance de neve
Pesquisar
Foto: Agência Brasil

Enorme massa de ar polar trará frio extremo e chance de neve

Intensa e abrangente massa de ar frio trará queda de temperatura em ao menos 13 estados brasileiros com geada ampla e possibilidade de nevar.

Compartilhe esta notícia:

Da MetSul Meteorologia

Uma enorme massa de ar frio começa a ingressar no Brasil nesta quinta-feira e vai derrubar a temperatura em estado do Norte, Centro-Oeste, do Sudeste e o Sul do Brasil, trazendo marcas baixas até em algumas cidades da Bahia, quando o ar frio passar a atuar mais sobre o Atlântico. Trata-se da terceira grande incursão de ar frio de trajetória continental neste ano no país.

Confira nossos perfis no Instagram, TwitterFacebook e tenha acesso a todas nossas notícias.

O ar frio será precedido por uma frente fria de forte atividade que vau avançar nesta quinta-feira pelo Sul, o Centro-Oeste e setores mais a Oeste da Região Sudeste com chuva em grande número de municípios, além de temporais que podem trazer rajadas de vento forte e queda de granizo. O sistema tende a enfraquecer ao cruzar pelo Sudeste, onde não deve causar muita chuva e sequer trará precipitação em algumas áreas, mas no Centro-Oeste o ramo frontal será muito ativo com intensa instabilidade no Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso.

A intensa massa de ar frio de origem polar de trajetória continental vai infiltrar o território brasileiro entre amanhã e a sexta-feira, impulsionada por um ciclone extratropical no Atlântico Sul, em latitudes da Patagônia. A temperatura despencará no Sul, em muitas áreas do Centro-Oeste e do Sudeste, e em parte da Região Norte.

A incursão de ar polar vai rivalizar em intensidade com a grande onda polar de maio, embora em alguns locais, como no Brasil Central, o frio não seja igual ao de maio, mas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina as temperaturas cairão mais que no evento de frio associado ao ciclone Yakecan do quinto mês deste ano. Várias cidades do Sul do país podem ter as suas menores mínimas até agora neste ano no final da semana.

A temperatura despenca nesta quinta nos estados do Sul, Mato Grosso do Sul, extremo Oeste de São Paulo e no Oeste do Mato Grosso. Na sexta, o ar frio derruba as marcas nos termômetros em todo o estado de São Paulo, no Oeste e Sul de Minas, incluindo o Triângulo Mineiro, no Rio de Janeiro, Sul de Goiás, na maior parte do Mato Grosso, em Rondônia, no Acre e até no Sul do estado do Amazonas.

O ar frio vai ingressar com fortes rajadas de vento em um grande número de cidades, sobretudo do Centro-Oeste e do Sul do Brasil, o que vai trazer sensação térmica muito baixa. No começo da sexta-feira, nos pontos mais altos do Sul do Brasil, entre os Campos de Cima da Serra e o Planalto Sul Catarinense, as fortes rajadas de vento com temperatura negativa podem trazer sensação térmica em alguns momentos de até 10ºC a 15ºC abaixo de zero.

Na maioria das cidades do Sul do Brasil, a sensação no final da quinta e no começo da sexta estará entre 0ºC e 5ºC negativos, considerando a equação de sensação do National Weather Service dos Estados Unidos que é a mais atualizada e moderna. A antiga, não mais usada há 20 anos pela Meteorologia norte-americana e ainda curiosamente utilizada no Brasil, exagera nos valores de sensação negativa com marcas fora da realidade.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.