A chuva retornará ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (23). Segundo a Metsul Meteorologia, a instabilidade será consequência de uma área de baixa pressão e a previsão é que ainda chova na sexta-feira e no fim de semana, embora de forma mais localizada.
O sol ainda aparece nesta quinta-feira em todo o território gaúcho, mas, no decorrer do dia, a nebulosidade aumenta. Já de manhã pode ter chuva isolada em alguns pontos, como do Oeste, porém será da tarde para a noite que a instabilidade se generaliza a partir do avanço de nuvens de maior desenvolvimento vertical de Oeste para Leste.
Conforme a previsão da Metsul, deve chover na maioria das cidades gaúchas na segunda metade do dia, embora de forma irregular e mal distribuída com grande variabilidade de volumes. Isoladamente, a instabilidade pode até ser forte e mesmo com risco de temporal bastante isolado. A menor chance de chover é mais ao Sul gaúcho, de Pelotas e Rio Grande em direção ao Chuí.
Na sexta, o tempo segue instável e ainda chove em muitas cidades, mas a instabilidade deve ser maior no Sul, Leste e Norte gaúcho pela curvatura da área de baixa pressão. Mesmo assim, o sol deve aparecer em diversas cidades. Esta variação de sol, nuvens e chuva poderá levar à formação de arco-íris em alguns setores do estado.
A Metsul alerta que podem ocorrer temporais isolados de vento forte e granizo, especialmente entre esta quinta e a sexta, mas o risco de tempo severo não é elevado e qualquer ocorrência será bastante localizada. Estes temporais, ademais, podem trazer chuva torrencial com elevados volumes em curto período de forma muito isolada, gerando o risco de alagamentos e inundações repentinas.
Fonte: Metsul



